Gabinete de Gerenciamento de Crise COVID-19 do MPRR visita hospital de campanha do Exército na capital
Nesta quinta-feira, 02 de abril, integrantes do Gabinete de Gerenciamento de Crise COVID-19, do Ministério Público do estado de Roraima (MPRR), visitaram as instalações do Hospital de campanha que o Exército constrói na capital para atendimento das pessoas infectadas pelo Coronavírus.
A comitiva do MPRR, que tinha à frente a Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa, foi recebida pelo comandante da Operação Acolhida, General Antônio Barros, que explanou como o hospital de campanha funcionará.
De acordo com a médica do Núcleo de Saúde do Ministério Público, Mariângela Nasário, o hospital em construção será um grande reforço para Roraima combater o coronavírus. “Ganharemos muito, pois inicialmente vamos ter 80 leitos, mas o projeto prevê até 1200 leitos que vão contemplar três fases de atendimento aos pacientes, sendo a última fase de UTI com respiradores e todos equipamentos necessários para salvar vidas diante do quadro de pandemia”, explicou.
MPRR vai disponibilizar recursos para combate à COVID-19
O Hospital de campanha do Exército será um dos destinos de recursos que o Ministério Público Estadual vai disponibilizar para o combate ao coronavírus, em Roraima.
Nesta quarta-feira, 01 de abril, a Procuradoria-Geral de Justiça e Corregedoria-Geral do MPRR publicaram Recomendação para que os Membros do órgão ministerial determinem a reversão de recursos decorrentes de suas atuações finalísticas judicial e extrajudicial para o enfrentamento da pandemia. “O Ministério Público pode fazer acordos extrajudiciais em substituição às penas judiciais, como aplicação de multas, recuperação de ativos. Evitamos propor a Ação ao Judiciário e substituímos pela pena com pagamento de multas, esse dinheiro que será destinado para o combate à doença”, destacou o Procurador de Justiça Edson Damas.
De acordo com a Recomendação, prefeituras e Governo do Estado também podem receber os recursos do Ministério Público.
Também participaram da visita ao Hospital de campanha, os Procuradores de Justiça Fábio Bastos Stica e Edson Damas, e a médica Mariângela Nasário, que integram o Gabinete de Gerenciamento de Crise COVID-19.