Instituições se reúnem para discutir medidas de combate às queimadas
Postado por jun. 01 2007 00:00:00
em As instituições ligadas à área ambiental se reuniram ontem (15/02) na sede do Ministério Público Estadual com o objetivo de discutir medidas mais eficazes no combate a impunidade da prática ilegal do uso do fogo. Participaram da reunião, Promotoria do Meio Ambiente, Fundação do Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (Femact), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto de Criminalística, Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA), Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.
Os órgãos ambientais se comprometeram em adotar as medidas administrativas buscando tomar como rotina o registro dos fatos envolvendo as queimadas ou incêndio ilegais que vem ocorrendo com frequências em terrenos baldios na capital, bem como, no interior do Estado; e ainda, o repasse de todas as informações entre os órgãos com o intuito de dar maior agilidade aos trabalhos desenvolvidos.
O promotor de Justiça Zedequias de Oliveira Júnior, titular da Promotoria do Meio Ambiente destacou como fundamental o papel de fortalecer a educação ambiental e conscientização da população sobre a prática ilegal do fogo. É importante que as pessoas tenham consciência de que as constantes queimadas podem acarretar não só em prejuízos ambientais, como também à saúde e ao patrimônio das pessoas disse.
Força Tarefa - Na reunião ficou estabelecido a realização de uma Força Tarefa Fogo 0 Zero para combater os focos de queimada no município com o objetivo de registrar as ocorrências e de pronto, tomar as providências. Cada órgão participará com a pasta que lhe cabe executando a operação da melhor forma possível. Hoje (16/2) está marcada para às 9h na SMGA/Superintendência uma reunião para definir a Força Tarefa que será executada nos dias 22 e 23 de fevereiro (fase piloto).
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Contatos: (95) 3621.2900