Judiciário:
A juíza Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz tomou posse nesta quinta-feira (14), no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. É a primeira mulher a exercer o cargo no Judiciário roraimense.
A solenidade contou com a presença da procuradora-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Cleonice Andrigo Vieira, que compôs a mesa de autoridades, além de membros da instituição. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, veio a Boa Vista especialmente para a posse da nova desembargadora.
Em discurso, a procuradora-geral do MPE externou a satisfação de ver a juíza Tânia Vasconcelos sendo empossada como a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça de Roraima. “Caber-lhe-á, doutora Tânia, continuamente, pugnar pela Justiça e cumprir com sua missão constitucional: a de compromisso com a verdade e o direito social, algo que não restará espinhoso desígnio, a exemplo do que já consolidou durante a brilhante carreira de juíza”.
Durante a fala, Cleonice Andrigo relembrou quando tomou posse como procuradora do MPE há 15 anos. “Ocasião em que lhe disse: estarei aqui te esperando! Quiseram os ventos do destino que realmente estivesse aqui lhe esperando, só não poderia imaginar que fosse no cargo de procuradora-geral de Justiça. Hoje, com incomensurável júbilo e orgulho por presenciar este fato inédito no Estado - a posse da primeira mulher desembargadora desse excelso Tribunal de Justiça -, gostaria de dizer que venho, apenas, recebê-la. Seja bem-vinda!”.
Tânia Vasconcelos foi eleita no dia 15 de setembro por unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça. Com a aposentadoria do desembargador Carlos Henriques Rodrigues, ocorrida em 2009, deu-se a vacância do cargo, disputado pelos juízes Alcir Gursen De Miranda, Elaine Cristina Bianchi e Leonardo Pache de Faria Cupello.
Para o preenchimento da vaga, o TJ considerou o critério de merecimento, baseado na resolução nº 01/10, do Conselho da Magistratura. Tânia Vasconcelos, aprovada em concurso público para juiz no ano de 1991, tem em seu currículo importante trabalho como coordenadora da Vara Itinerante quando atuou por dez anos.
“Há 29 anos, quando fui intimada por minha mãe a estudar Direito, não poderia imaginar que viveria um momento tão especial como este por um trabalho que sempre foi minha obrigação”, discursou emocionada a nova desembargadora.
Conhecida pelo trabalho humanizado que dá as causas, Tânia reforçou em sua fala que “a lei embora regule atos e comportamentos não regula sentimentos”. Que o judiciário não funciona como “varinha mágica”, por isso sempre buscou a conciliação entre as partes pensando no bem comum, sobretudo na família.
HISTÓRICO - A nova desembargadora nasceu em Boa Vista e concluiu os ensinos fundamental e médio em escolas públicas roraimenses, como Princesa Isabel e Gonçalves Dias. Cursou faculdade de Direito no Amazonas porque, à época, não havia instituição de nível superior em Roraima. Lá, foi promotora pública por três anos; ao voltar à terra natal foi aprovada em concurso público do Tribunal de Justiça, tomando posse em 26 de novembro de 1991 como juíza.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Cel: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br