MAIO AMARELO: Carreata marca o encerramento da Campanha
Na tarde desta quarta-feira, 31/05, o Ministério Público do Estado de Roraima e entidades parceiras realizaram uma carreata alusiva ao encerramento das atividades da Campanha Maio Amarelo. O passeio partiu da avenida Luiz Canuto Chaves com destino à praça do Centro Cívico, onde houve uma exposição dos trabalhos realizados durante o mês.
Além do MPRR, por intermédio das promotorias de Justiça de Defesa da Saúde e de Trânsito, participaram do encerramento instituições do Poder Público federal, estadual e municipal, entre elas: Polícia Rodoviária Federal, DETRAN, SMTRAN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, secretárias de Educação e Saúde; além da sociedade civil organizada, associação das escolas particulares, autoescolas e clubes de condutores.
Conforme o promotor de Justiça de Trânsito, Silvio Abbade, por meio de ações conjuntas foi idealizado um cronograma de atividades educativas, visando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e a necessidade de respeito às leis.
“Em uma ação coordenada, colocou-se em pauta o tema segurança viária, as consequências na saúde pública e a necessidade de 'atenção pela vida', procurando acionar todos os atores do trânsito, seja o pedestre, o passageiro ou o condutor, a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a necessidade de preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos”, destacou.
Com base nas parcerias intersetoriais foram realizadas ao longo do mês de maio reuniões para tratar de estratégicas de ações; palestras em várias escolas da rede pública e privada em todo o estado; blitze educativas em alguns pontos da cidade e distribuição de panfletos, além de outros materiais educativos com a temática da campanha.
Maio Amarelo
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” procurou estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR