MAIO AMARELO: Instituições firmam protocolo de intenções para atuação conjunta

Postado por admin em mai. 03 2017 09:32:25

O elevado número de acidentes de trânsito motivou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a propor parceria com diversas instituições para atuarem conjuntamente no sentido de definir estratégias para o movimento “Maio Amarelo”.

A iniciativa resultou na assinatura do protocolo de intenções, firmado na tarde desta terça-feira, 2/05, com órgãos públicos e privados, segmentos de trânsito, saúde e educação em prol da paz no trânsito, e visa convergir esforços para realização da edição 2017, da Campanha Maio Amarelo no Estado de Roraima.

As tratativas para a atuação conjunta são conduzidas pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, e pelo promotor Sílvio Abbade, titular da Promotoria de Justiça do Trânsito em Boa Vista.

A promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, explica que a iniciativa visa reduzir acidentes de trânsito. “Sabemos que o resultado não é imediato. Mas com a unificação das ações a ideia é atingiremos uma parcela maior da população. São muitas as internações, óbitos e pessoas sequeladas em razão de acidentes de trânsito”, pontua.

Para Sílvio Abbade a parceria em torno do tema é fundamental. “A atuação conjunta trará benefícios à sociedade. A complexidade da abrangência envolvendo acidentes de trânsito é enorme, com impacto direto nos serviços de saúde do Estado, que tem que arcar com o tratamento das vítimas. Em Roraima, já houve período em que 70% dos leitos do Hospital Geral, estavam ocupados com pessoas sequeladas pelo trânsito violento”, relata.

Conforme os promotores, é preciso coibir o excesso de velocidade, suprir a falta de fiscalização no trânsito, bem como trabalhar a questão preventiva por meio da educação com propósito único de conscientizar os condutores.

A programação está em fase de elaboração e execução por parte dos órgãos envolvidos, e contemplará Ato Cívico em prol da “Paz no Trânsito de Roraima”; realização de oficinas de capacitação dos agentes envolvidos; treinamentos simulados em vias públicas; aulas temáticas de segurança no trânsito “Samuzinho”, entre outros.

Foram convidados pelo MPRR a assinarem o Protocolo de Intenções as secretarias estaduais e municipais de Saúde e da Educação; Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária Federal; Sindicato das Auto Escolas; Samu; Sest/Senat; Detran; Secretaria Municipal de Trânsito; escolas particulares e instituições afins.

Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR