Maio Amarelo: MPRR e instituições assinam termo de cooperação para campanha de paz no trânsito

Postado por admin em mai. 02 2019 10:13:18

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, firmou nesta terça-feira, 30 de abril, parceria interinstitucional para desenvolver uma ação coletiva de saúde pela paz no trânsito, visando a realização da edição 2019 da Campanha Maio Amarelo, a qual este ano tem o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

A solenidade para assinatura do termo de cooperação entre as instituições parceiras foi realizada no auditório do MPRR, no edifício sede do órgão ministerial.

Entre as instituições envolvidas na campanha, estiveram presentes representantes da Assembleia Legislativa de Roraima, Câmara Municipal de Boa Vista, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito e Urbanismo, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Roraima, OAB/RR, escolas públicas e privadas, Secretarias de educação e saúde do município e do Estado, Universidade Federal de Roraima, dentre outros órgãos públicos e entidades privadas.

A Promotora de Justiça Jeanne Sampaio, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde foi a anfitriã do evento. Ela destacou a estratégia de integrar o maior número de parceiros na campanha para se obter resultados efetivos. “Quando as instituições trabalham sozinhas, elas têm um determinado alcance, se elas atuam de forma integrada, esse alcance fica bem maior. A ideia com esse protocolo de intenções é que possamos atingir um público cada vez maior, partindo inclusive das nossas crianças, então dividimos tarefas, diminui custos e tem resultado mais abrangente”, destacou a Promotora.

O Secretário de Administração, Pedro Segundo, que representava o Governador de Roraima, salientou que o Governo orientou todas as secretarias a se envolverem na campanha. Já o diretor do Detran, Igo Brasil, chamou a atenção para um problema: mesmo com a redução no número de acidentes de trânsito atendidos pelo Samu, o cenário ainda preocupa, pois, de cada 10 ocorrências desse tipo atendidas pelo Serviço de emergência, 7 ainda são com motociclistas acidentados nas ruas, mas 50% dos condutores de motos não são habilitados.

Antes da assinatura do termo de cooperação, houve apresentações culturais com o grupo teatral do Detran/RR, o grupo de fantoches da Prefeitura de Boa Vista e musical lúdico com alunos da educação infantil da Escola Municipal Vovó Clara. 

A Parceria institucional será efetuada com apoio de cada instituição participante, focando na realização de várias atividades a serem realizadas no mês de maio, como a “Corrida Maio Amarelo”, blitze educativas, apresentação de peças teatrais, palestras, ato cívico pela paz no trânsito, audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a segurança viária em Roraima, dentre outras ações.


Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma ação que tem o envolvimento do poder público e a Sociedade Civil com a proposta de discutir a questão da segurança viária e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A intenção é colocar em pauta o tema da segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR