MEIO AMBIENTE: MPRR realiza visita técnica à Serra Grande

Postado por admin em out. 31 2018 12:34:42

Com o objetivo de propor medidas para o uso sustentável do meio ambiente, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, realizou na segunda-feira, 29/10, visita técnica de reconhecimento à Serra Grande, localizada no município de Cantá.

A visita foi acompanhada de professores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – PRONAT da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Estadual de Roraima, pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Roraima (ICMBio), representante do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Prefeitura do Cantá, militares do Corpo de Bombeiros e Companhia Independente de Policiamento Ambiental – CIPA.

A iniciativa de cunho técnico-científico, interdisciplinar e interinstitucional é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a 2ª Titularidade da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e município de Cantá, com a finalidade de assegurar o uso sustentável do local por turistas e, especialmente, com engajamento da comunidade local.

Com base no acordo e em razão do potencial ecológico, turístico, cultural e social, a Serra Grande foi contemplada com projeto a ser desenvolvido pelo PRONAT da UFRR em parceria com o município de Cantá.

Conforme o promotor de Justiça, Zedequias de Oliveira Júnior, “a visita é uma iniciativa pioneira e foi o primeiro passo para que sejam desenvolvidas novas ações e medidas a serem adotadas, com amparo técnico e científico, pelo município em prol da coletividade com viés no ecoturismo e proteção dos recursos naturais, o que pode servir de exemplo para outros municípios e para o estado como um todo.”

Serra Grande: local de grande potencial turístico
A Serra Grande fica localizada a cerca de 50 quilômetros de Boa Vista e oferece um grande potencial turístico. Para acessar parte do local, os visitantes percorrem trilhas por meio da mata entre formações rochosas e correntezas, que se formam por todo o trajeto até o final da escalada.

O local apresenta uma grande diversidade de fauna e flora, como exemplo, uma nova espécie de araçá (myrcia cantana) endêmica da Serra Grande e identificada apenas em 2016.



Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR