Ministérios Públicos celebram a chegada da 50ª procuradora-geral de Justiça
Uma exposição organizada pelo MPDFT na sede das Promotorias de Justiça de Brasília II, na semana passasa, foi palco de evento promovido pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), em parceria com MPDFT, para celebrar a posse (no dia 12 de julho) da procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Maria Mendes de Moura, que se tornou a 50ª mulher a assumir o posto mais alto dos Ministérios Públicos desde 1981.
A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, que realizou a abertura do evento, destacou que a celebração tem o objetivo de reconhecer a presença feminina em posições de liderança e estimular iniciativas voltadas à promoção da equidade. “Trata-se de reconhecer a competência e a capacidade feminina para somar esforços, de forma equânime, no exercício das atribuições ministeriais”, disse.
A Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa foi uma das convidadas do evento. A Procuradora-Chefe do Ministério Público de Roraima destacou ainda o fato de que, pela primeira vez na história, o Ministério Público brasileiro conta com 07 Procuradoras-Gerais de Justiça chefiando MPs estaduais, além da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, chefe do MPF.
O Ministério Público do Estado de Roraima já é destaque nacional quanto à presença feminina entre os membros da Instituição, 60% dos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça são mulheres. A atual Procuradora-Geral de Justiça lembra que ela é a terceira mulher a ocupar o posto de chefia do Ministério Público de Roraima. Antes, ocuparam o cargo as Procuradoras de Justiça Cleonice Andrigo Vieira e Elba Christiane Amarante de Moraes.
“Muito mais do que uma política de gênero, as mulheres estão ocupando cargos de liderança no Ministério Público brasileiro em razão da competência e da história de envolvimento com a instituição”, constatou a PGJ Janaína Carneiro Costa.
“Caminhos para a criatividade: geometria construtiva”
A vernissagem, organizada no Espaço Cultural do MPDFT, reúne trabalhos produzidos por alunos do curso de arquitetura da UnB, sob o título "Caminhos para a criatividade: geometria construtiva". Durante o evento, a professora e coordenadora do projeto, Maria Claudia Candeia, que leciona a disciplina Geometria Construtiva, apresentou as obras dos alunos e explicou o conceito criativo em que se baseia a produção. Segundo ela, os trabalhos têm por base o desenvolvimento e o estímulo à criatividade, com metodologia que pode ser aplicada não apenas entre os alunos de arquitetura.