MORTE DE TAXISTA:
Na manhã desta quarta-feira (20) foi concluída instrução do caso referente à morte do taxista Adezido José dos Anjos, ocorrida dia 4 de abril deste ano, no bairro Raiar do Sol. A audiência aconteceu no Fórum Advogado Sobral Pinto.
Na oitiva, que durou mais de cinco horas, foi ouvida a última testemunha de acusação e defesa e foram interrogados os réus Jhaykson Ramos Pena, Maikson Barros Tavares, Alvino André da Silva e Fernando Silva Ferreira.
Durante o depoimento os réus confessaram a participação na morte do taxista, confirmando o que foi denunciado pelo MPE em setembro deste ano. Para o promotor de Justiça da 6ª Promotoria Criminal, Ulisses Moroni Júnior que denunciou os quatro acusados, “o MPE tentou que o processo fosse célere e ao mesmo tempo seguro, no sentido de se conseguir provas bastante convincentes sobre os fatos, e isso foi feito”.
Agora, os autos seguem para alegações finais do MPE que tem o prazo de cinco dias para se manifestar. “O MPE não tem nenhuma dúvida quanto a condenação dos réus. O sujeito morreu de morte violenta provocada por terceiros, e houve a subtração do veículo. O único aspecto que vamos analisar é o grau de culpa de cada um dos envolvidos, conforme suas condutas”, disse o promotor.
Os quatro acusados, segundo o promotor, conseguiram duas caronas no dia do crime, de Caracaraí até Rorainópolis e de lá para Manaus, onde ficaram aproximadamente um mês. Ao retornarem para cá, foram presos.
O promotor também ressaltou o trabalho eficaz da polícia civil de Roraima, em esclarecer este caso. Segundo ele, ainda, chama atenção a vulnerabilidade do sistema prisional, já que os réus Alvino e Fernando na ocasião do crime estavam foragidos da Penitenciária de Monte Cristo, onde cumpriam pena por outros crimes. E, ainda de depois de novamente presos, fugiram de novo, sendo recapturados.
O crime - Os denunciados, previamente acordados, planejaram praticar o assalto, com intenção de subtrair um veículo. Ao avistarem um taxi na avenida Estrela Dalva, fizeram sinal, adentraram no veículo e, no Bairro São Vicente, anunciaram o assalto. O denunciado Fernando estava no banco de trás do veículo e anunciou o assalto; por sua vez, o denunciado Jhaykson segurou a vítima pelo pescoço e o colocou no banco traseiro Logo após, Fernando assumiu a direção do veículo e partiu em direção ao Anel Viário onde pretendiam deixar a vítima amarrada em uma árvore. Alvino segurava a arma apontada para a vítima.
No trajeto percorrido, houve um disparo de arma de fogo na cabeça da vítima, que foi a causa da sua morte, conforme conclusão do Laudo de Exame em Local de Morte Violenta. Após a pratica delitiva, os denunciados empreenderam fuga no carro do taxista, subtraíram a carteira da vítima que continha a quantia de R$ 100. Quando a gasolina acabou, abandonaram o veículo em Caracaraí, pois não conseguiram combustível nas redondezas, e fugiram, de carona, para Manaus.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Cel: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br