MPRR alerta população para formalizar denúncias de filas na área externa das agências bancárias
O Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Cidadania (PRODECC), verificou vários pontos de aglomeração de pessoas em filas, na área externa de agências bancárias da capital.
As aglomerações na área externa dos bancos contrariam decisão judicial favorável ao MPRR que obriga as instituições financeiras a seguir recomendação das autoridades públicas e de saúde para conter a transmissão do coronavírus entre a população.
De acordo com o Promotor de Justiça Adriano Ávila, a direção dos bancos até cumpre os pedidos do Ministério Público na área interna das agências, mas as filas aumentaram muito na área externa. “O que tem nos parecido é que, para dar cumprimento à decisão judicial, que é para evitar aglomeração nas agências, a clientela tem sido migrada para fora das agências, e isso, ao invés de trazer um benefício para o usuário, tem trazido prejuízo porque ele fica fora da agência, fazendo com que dentro dos bancos haja o respeito às normas sanitárias, mas quem está fora fica sob o sol, sob a chuva, sob os efeitos das intempéries do dia e o atendimento demore ainda mais”, afirmou o Promotor.
O Ministério Público monitora a situação, mas só pode cobrar o cumprimento da decisão judicial se a população denunciar a irregularidade.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor disponibilizou canal para denúncias pelo WhatsApp. Por meio do número 99115-4677, a pessoa pode mandar a denúncia para evidenciar que aquilo que se pretendia com a Ação Civil Pública não tem sido atendido adequadamente. “Se não recebermos denúncias dos usuários, o MP não terá como atuar. A pessoa pode mandar registros fotográficos, textos, além da localização de onde ela está enviando a denúncia, a fim de que possa evidenciar que a decisão judicial não tem atendido o seu propósito que é melhorar a qualidade do serviço para o usuário”, alertou Adriano Ávila.