MPRR apresenta boas práticas para o Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental do CNMP
O Ministério Público do Estado de Roraima apresentou as boas práticas implementadas no Órgão durante a 12ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta segunda-feira, 24 de março.
O Fórum, instituído pela Resolução CNMP nº 265/2023, tem por objetivo central promover o debate, estudo, análise, discussão e articulação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental voltada aos membros e servidores do Ministério Público e é composto pelos representantes das Comissões de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental dos Ministérios Públicos Estaduais.
No MPRR, a comissão é coordenada pelo Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves e conta com a atuação da Coordenadora do Núcleo de Saúde, Fabiana Zimmermann, do Chefe da Seção de Saúde, Wesley Alves Felipe e da diretora do Departamento de Recursos Humanos, Capoy Emanon de Melo e Brasil.
A reunião foi conduzida pelo membro auxiliar da Comissão da Saúde, Jairo Bisol e ocorreu por meio da plataforma Microsoft Teams, com a participação de representantes das comissões dos demais MPs.
De acordo com o chefe do Núcleo de Saúde, o MPRR apresentou cinco boas práticas desenvolvidas com o público interno da instituição. “São projetos, rodas de conversa, podcast e palestra que têm a finalidade de incentivar os cuidados com saúde mental”, destacou Wesley.
O Promotor de Justiça Igor Naves afirma que o MPRR, por meio do Núcleo de Saúde, Diretoria de Recursos Humanos e a PROSAUDE, têm estado alerta quanto às questões que envolvem a saúde mental dos membros, servidores, estagiários e policiais militares que trabalham nas unidades da capital e interior. “É importante destacar que o tema é sensível e que diversas atividades têm sido e ainda serão desenvolvidas para que todo o Ministério Público possa contar com uma rede de diagnóstico e apoio àqueles que porventura estejam passando por alguma situação de risco à sua saúde mental”, explicou o Promotor de Justiça.
As inciativas do MPRR e dos outros Ministérios Públicos ficam disponíveis no Repositório da Política de Saúde Mental, no site do CNMP. Ao final das apresentações de todos os MPs será elaborada uma proposta para a melhoria da saúde mental dos integrantes do Ministério Público brasileiro.