MPRR, CRM e Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde realizam inspeção no Hemocentro de Roraima

Postado por RICARDO DE SOUSA RODRIGUES em fev. 18 2025 21:38:22

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Vigilância Sanitária Estadual realizaram na manhã dessa segunda-feira, 17 de fevereiro, diligência no Hemocentro de Roraima. A vistoria teve o objetivo de averiguar possíveis irregularidades na prestação dos serviços da unidade.

Segundo o MPRR, possíveis irregularidades relacionadas à falta de reagentes para exames de imunologia e sorologia têm prejudicado a qualidade dos serviços ofertados. Em reunião promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, em janeiro deste ano, a Sesau se comprometeu a solucionar o problema em até 10 dias.

A qualidade do serviço hemoterápico é uma preocupação constante do MPRR. Em novembro de 2024, a pedido do Órgão Ministerial, a Justiça condenou o Estado a promover o regular e adequado funcionamento do Hemoraima, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00, em caso de descumprimento. A decisão não cabe recurso.

De acordo com o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, o Hemocentro é o único centro de distribuição de sangue para as demais unidades no estado, por isso, precisa de uma atenção constante quanto à qualidade do seu funcionamento.

“Vamos aguardar a conclusão dos relatórios por parte da equipe técnica do MPRR, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e do CRM para adotar as medidas cabíveis. Inclusive, acerca do cumprimento efetivo da sentença já transitada em julgado”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima