MPRR destaca importância social do projeto Guerreiros da Paz desenvolvido pela PM com jovens e crianças de Caracaraí

Postado por admin em set. 06 2019 15:11:03

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Caracaraí, destacou a importância social do projeto “Guerreiros da Paz”, desenvolvido pela Polícia Militar de Roraima com jovens de Caracaraí.

O pronunciamento do Promotor de Justiça Joaquim Eduardo dos Santos, foi durante a solenidade realizada pelos coordenadores do projeto para entrega de material e fardamento aos jovens, na noite desta quinta-feira, 05 de setembro, no auditório do Fórum de Caracaraí, a 140 km da capital.

Estiveram presentes autoridades do município e do Estado, entre elas, a prefeita de Caracaraí, Socorro Guerra, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Antônio Pereira de Santana, o comandante da 2ª CIPMFRON, Capitão Gutemberg Gonzaga, o comandante de Policiamento do Interior, Coronel Charles Matos, e o comandante da Agência Fluvial da Marinha, Capitão-Tenente Jerry Kenedy Sabino.

O Promotor enfatizou a importância de o Ministério Público de Roraima ser parceiro do programa, pois ajuda na construção da identidade dos jovens do município e os afasta do caminho da criminalidade, reforçando as características necessárias para a formação do cidadão íntegro, como o respeito, companheirismo, humildade, trabalho em equipe, responsabilidade social e amor ao próximo. “Ajuda a construir a identidade desses jovens, o projeto os integra à sociedade, é uma ação de interesse público e social que tem poder transformador. O papel do Ministério Público também é o de agente de transformação social”, disse o Promotor.

Guerreiros da Paz


O Projeto foi criado em julho de 2016, ofertando aulas de Jiu-Jitsu e de Karatê.

É um projeto fraterno de policiais militares voluntários que desejam promover a dignidade do ser humano, no sentido de tornar a sociedade mais justa e fraterna. O projeto desenvolve a oficina de arte marcial jiu-jitsu, noções de educação básica militar como (ordem unida, civismo, hierarquia e disciplina), palestras educativas, práticas educação física e atividades desportivas, para crianças em situação de risco e vulnerabilidade social em idade pré-adolescência e adolescentes com faixa etária entre 11 a 14 anos do município de Caracaraí-RR.

O  “Guerreiros da Paz” atualmente conta com 45 ALUNOS  de escolas das redes públicas municipal e estadual do município de Caracaraí e as atividades são desenvolvidas às terças e quintas-feiras, divididas em dois turnos, e está localizado na sede da 2ªCIPMFron/CPI/PMRR. 

O Ministério Público do Estado de Roraima também apoia o programa viabilizando, em parceria com o poder judiciário, recursos da VEPEMA (Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas).  Em abril deste ano foram disponibilizados material de expediente e houve doação de uma Van Ducato, do Ministério Público do Estado para o projeto.