MPRR é homenageado com diploma Amigo da Acolhida
No último sábado, 23 de março, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) foi uma das instituições homenageadas pelo Exército brasileiro com o diploma “Amigo da Acolhida”, por ter atuado diretamente como parceira da Operação Acolhida, a Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima, a qual realiza o ordenamento da fronteira, abrigamento e a interiorização dos imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.
O evento, que marcou 1 ano da Operação Acolhida no estado, foi realizado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.
Autoridades civis e militares estiveram presentes, além de representantes das instituições homenageadas.
O General de Divisão Eduardo Pazzuelo, coordenador operacional da força-tarefa, fez um resgate histórico da operação expondo várias imagens, desde o início do trabalho.
A Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa recebeu a homenagem, representando o MPRR. O Ministério Público vem acompanhando a crise imigratória no estado desde o início, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e das promotorias de justiça do interior e da capital. Na gestão da ex-Procuradora-Geral, Elba Amarante, foi criado um grupo para monitoramento da crise, quando ela mesma esteve, por várias vezes, nos acampamentos e também acompanhando o processo de interiorização dos venezuelanos.
Para a atual PGJ, Janaína Carneiro, a homenagem é um reconhecimento do trabalho de todo o Ministério Público do Estado de Roraima. “A homenagem é para todos os membros do MPRR, Procuradores e Promotores de Justiça envolvidos nessa demanda, tanto na capital quanto no interior. O problema persiste, a crise migratória é uma questão ainda a ser enfrentada, por isso estou criando um grupo de atuação, que é o GAEMI-DH- Grupo de atuação especial de minorias e direitos humanos, que poderá ajuizar ações coletivas e individuais em defesa dessa população venezuelana”, destacou a Procuradora-Geral.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR