MPRR e seis Ministérios Públicos inauguram escritório conjunto em Brasília
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), inaugurou na manhã desta terça-feira, 07 de dezembro, o escritório da representação do Órgão Ministerial em Brasília, Distrito Federal. O espaço é conjunto com outros seis Ministérios Públicos Estaduais.
O objetivo é dispor de uma unidade de acompanhamento dos processos que tramitam nos Tribunais Superiores, STJ e STF, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no Congresso Nacional e nos órgãos executivos.
O local faz parte de uma parceria com os Ministérios Públicos do Estado do Acre, Amapá, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que visa o compartilhamento das despesas de instalação, manutenção e funcionamento do ambiente para uso comum das sete instituições.
De acordo com a Procuradora-Geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa, a representação partilhada preza pelo princípio da eficiência e da economicidade, uma vez que permitirá, a um custo reduzido, que o Ministério Público esteja muito mais presente nas discussões nacionais.
"Essa é mais uma conquista da nossa gestão. Esse pequeno espaço compartilhado com mais seis MPs permitirá que possamos acompanhar de forma mais efetiva os recursos constitucionais das ações que envolvam o Ministério Público Roraimense. A cerimônia de inauguração foi prestigiada por lideranças do Ministério Público de todo o País", ressaltou a Procuradora-Geral de Justiça.
A presidente do CNPG e Procuradora-Geral do Ministério Público do Amapá, Ivana Çei, afirmou que a Representação é um avanço para o Ministério Público brasileiro.
"Nós precisamos reunir a nossa Bancada, precisamos ir aos Tribunais Superiores e defender as nossas ações e nada melhor do que termos o nosso espaço próprio. Temos também um embrião aqui do nosso CNPG, com uma sala própria, para que tenhamos essa unidade efetiva, com a presença dos MPs estaduais e da nossa entidade nacional", destacou a presidente do CNPG.
Recomendação do CNMP
A instalação do escritório também tem a intenção de cumprir a Recomendação 57 do CNMP, de 5 de julho de 2017, que requer uma maior valorização e integração entre unidades e membros do Ministério Público Brasileiro com os tribunais superiores.
Segundo o documento, os MPs devem criar unidades para acompanhar causas nessas instâncias. A representação fica no Edifício Via Office, localizado no Setor de Administração Federal Sul, quadra 02, lote 02, Bloco B, sala 102.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima