MPRR inicia ações da campanha do Setembro Amarelo
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) iniciou nesta sexta-feira, 20 de setembro, as ações da Campanha “O MP e a Saúde Mental: Não silencie essa dor”, em alusão ao Setembro Amarelo.
A primeira atividade foi voltada para o público interno da Instituição. Foram realizadas palestras e dinâmicas que abordam a valorização da vida. As palestras foram ministradas pelos psicólogos Hugo Guilherme Moreno Tavares, Raymar Ramos Batista dos Santos, Jones Marcos Gomes Carneiro Filho, Sandra da Silva Menezes e pelo educador físico, José Alexandre Barbosa dos Santos.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, afirmou na abertura da atividade que o MP tem empreendido esforços para trabalhar a questão do bem-estar do público interno. “Como diz o tema da campanha: essa dor não pode ser silenciada. Precisamos falar sobre isso, debater o tema para que todos que sofrem tenham coragem de pedir ajuda e possam ser amparados”, destacou o Procurador-Geral de Justiça.
Para o psicólogo, Hugo Tavares, é fundamental que membros e servidores de um órgão como O Ministério Público estejam recebendo os cuidados necessários com a saúde mental. “Falar de saúde mental para um o público que realiza um trabalho que é tão vital para nós, enquanto sociedade, faz com que nós tenhamos a certeza que esses profissionais vão sempre estar no seu ápice, trabalhando com toda a sua liberdade e com todos seus direitos. Saber com que esses servidores estão sendo bem assistidos nos dá o um alívio, uma sensação boa em que os trabalhos exercidos por eles estão sendo feitos de forma orgânica, que eles estão bem”, afirmou o psicólogo.
O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, destacou o papel importante da Campanha Setembro Amarelo para toda a sociedade.
“A Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a valorização da vida e trazer à reflexão que devemos estar sempre atentos à nossa saúde mental e observar se aqueles que estão próximos a nós, familiares, amigos, colegas de trabalho, estão dando algum sinal de que precisam de ajuda. É importante se cuidar e ajudar o próximo; ouvir sem julgar, estender a mão. Neste contexto, o MP tem desenvolvido algumas ações tanto para o público interno quanto externo pra que haja reflexão, sementes sejam plantadas e vidas sejam salvas. Não silencie essa dor, se precisar, peça ajuda”, ressaltou o Promotor de Justiça.
A próxima ação da Campanha será realizada no dia 25 de setembro e terá como público-alvo os policiais militares de Roraima.