MPRR inicia semana de atividades alusivas ao Setembro Amarelo 

Postado por Aline em set. 20 2023 13:00:04

Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a valorização à vida, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) lançou nesta segunda-feira, 18 de setembro, a semana de atividades alusivas ao Setembro Amarelo. 

A Campanha Nacional completa 10 anos e neste ano tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”. O evento de abertura das atividades do MPRR foi realizado no Colégio Claretiano e teve como foco capacitar o corpo técnico da instituição sobre o tema. 

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, fez a abertura da Campanha e ressaltou o compromisso do Ministério Público com a causa.
 
Já a Promotora de Justiça da Educação, Érika Michetti, fez um alerta aos presentes com dados da Organização Mundial de Saúde. Segundo a OMS, pelo menos um bilhão de pessoas têm algum tipo de transtorno mental, como a depressão e a ansiedade. Para a Promotora, a escola tem papel fundamental diante desse cenário. “É na escola que as crianças e adolescentes passam boa parte da vida, também é durante esse período que surgem os primeiros sinais desses transtornos. A escola deve estar preparada e capacitada para acolher o aluno, identificar o problema e ajudá-lo”, salientou a Promotora 

O Promotor de Justiça da Saúde, Igor Naves, que coordena a Campanha do MPRR, destacou a mensagem que se pretende levar até o público-alvo. “Valorização à vida! Essa é a mensagem que pretendemos levar às pessoas. Nós temos o papel importante de ficarmos atentos àqueles que estão ao nosso lado, seja parente, seja colega de trabalho, para oferecer ajuda e muitos não têm consciência de que precisam de ajuda”, disse o Promotor.

De acordo com a diretora do Colégio Claretiano, Adriana Wenderlich, a intenção é tratar a problemática com cuidado e respeito. “Quando o MPRR nos convidou para uma parceria ficamos muito gratos por saber da preocupação da instituição. A intenção do evento é disseminar informação para o corpo técnico, de forma que estejam capacitados para lidar com colegas, alunos e até os familiares deles. Muitas vezes nos deparamos com situações em que alunos estão sentindo dificuldades em razão de alguma preocupação com um familiar e precisamos estar prontos para auxiliar nesse momento”, ressaltou a diretora. 

O evento contou com a palestra da Mestre em Ciências da Saúde, Andreia Nicoletti, que falou sobre o autoconhecimento, e do especialista em terapia cognitivo comportamental, Jean Carlos Nascimento Lopes, que bordou os mitos e verdades sobre o suicídio. 

As ações contemplam rodas de conversas em escolas da rede Estadual de ensino, palestras voltadas para os Policiais Militares de Roraima e blitz educativa.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima