MPRR participa de audiência pública sobre violência contra mulher

Postado por admin em set. 22 2017 08:57:52

O Ministério Público do estado de Roraima, por intermédio da Promotoria de Justiça na Violência Doméstica contra a Mulher, participou nesta quinta-feira, 21/09, no auditório do Pronat da Universidade Federal de Roraima de audiência pública com tema “Pela Vida das Mulheres”.

O evento, uma ação conjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (AOB-RR) e o Núcleo de Mulheres de Roraima (Numurr), teve como objetivo debater os altos índices de homicídios de mulheres em Roraima apresentados no relatório Um dia Vou te Matar da ONG Human Rights Watch.

Para a promotora de Justiça Lucimara Campaner, a audiência pública é de extrema importância uma vez que conclama entidades preocupadas em trabalhar a temática da violência contra as mulheres, bem como propicia uma maior integração e envolvimento entre diversos órgãos que fazem parte da rede de proteção a mulher.

“No plano legal a mulher já tem um aparato protetivo amplo, o problema está na prática. A discriminação, o tratamento de superioridade do homem e de inferioridade a mulher, ainda é presente. É um processo muito longo de transformação cultural e social, por isso que o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher deve ser contínuo”, afirma a promotora de Justiça.

Ainda conforme Lucimara Campaner é preciso um esforço de todas as esferas para que ocorra a mudança de pensamento e comportamento, a fim de entender realmente a mulher em toda sua esfera de atuação, seja familiar, social ou profissional, de maneira igualitária ao homem.

“Muitos marcos legislativos, como a própria Constituição Federal, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são fundamentais, mas é preciso também haver um trabalho de cunho pedagógico para a valorização da mulher. Enquanto isso não ocorrer, toda essa legislação que parece ser para supervalorizar a mulher, é, na verdade, para minimizar as desigualdades e tentar afastar a mulher de qualquer forma de violência”, finalizou.

A audiência também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, Governo do Estado e Universidade Federal de Roraima. Durante o evento foi realizada uma palestra a respeito do ciclo de violência contra a mulher, ministrada pela doutora em Direito Penal, Alice Bianchini.

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral de Justiça
Ministério Público do Estado de Roraima
Contato: (95) 3621.2013 / 2971 – cel: 99121.5340
e-mail: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR