MPRR participa de evento sobre educação e cidadania em comunidade indígena na fronteira com a Venezuela
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) participou do Primeiro Ciclo de Palestras da Comunidade Tarauparu.
A comunidade está localizada na Terra Indígena São Marcos, na fronteira com a Venezuela. Cerca de mil indígenas vivem no local, boa parte de migrantes venezuelanos. De acordo com o professor, Alfredo Silva, que é da etnia Wapichana, o evento tem importância singular, pois trata sobre temas recorrentes para quem chega do país vizinho. “Eles chegam com muitas necessidades, como escola, professor, então iniciar eventos dessa natureza que tratam, sobretudo, dos direitos coletivos e indígenas, é uma forma também de capacitar os professores, a gestão e, criando esse primeiro ciclo, a ideia é que se torne uma proposta pedagógica da própria escola e da comunidade que só têm a ganhar com isso”, destacou o professor.
O Promotor de Justiça, Márcio Rosa, palestrou sobre “Educação e Cidadania no Contexto da Migração Venezuelana”. “É importante o MP ir até as comunidades indígenas para falar sobre os direitos das crianças e adolescentes, dos jovens, da comunidade de um modo geral, especialmente nesse contexto de migração, tirar dúvidas. Foi uma troca muito interessante, eles têm muita curiosidade para saber o que é, qual o papel o Ministério Público. Falamos sobre educação, cultura e exercício da cidadania, ou seja, como utilizar a educação para o exercício da cidadania”, ressaltou o Promotor.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima