MPRR participa de reunião com Comissão de Direitos Humanos do Congresso que apura conflitos em terra Yanomami
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do GAEMI-DH, Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos, participou nesta quarta-feira, 12 de maio, de uma reunião com parlamentares federais que integram a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Congresso Nacional.
Os parlamentares, deputados federais e senadores, vieram a Roraima para apurar denúncias de conflitos e violência sofrida pelos índios Yanomami devido à ação de garimpeiros na terra indígena.
O Promotor de Justiça, Márcio Rosa, participou do encontro que reuniu representantes de vários órgãos e entidades na sede do Ministério Público Federal, em Boa Vista.
Ele explanou a forma de atuação do órgão ministerial com a questão indígena no estado, destacou como o Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos mediou o acordo celebrado entre os índios Waimiri-Atroari e o governo federal para viabilizar a obra do linhão de Tucuruí, que passa pela terra indígena. “O Procurador de Justiça e coordenador do Gaemi-DH, Edson Damas, foi um dos principais articuladores para que esse acordo saísse. Colocamos o Ministério Público estadual à disposição da Comissão para apoiarmos no que for preciso, dentro da nossa atribuição”, ressaltou o Promotor.