MPRR pede melhorias em escola do Cantá
A precariedade das instalações físicas da Escola Estadual Albino Tavares, localizada no município do Cantá, motivou o Ministério Público do Estado de Roraima a encaminhar notificação recomendatória às secretarias estaduais de Educação e Infraestrutura, para que adotem medidas necessárias a realização das obras de reforma e ampliação na instituição de ensino. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 3, no Diário de Justiça Eletrônico.
Após a realização de diligências promovidas pelo MPRR, por intermédio da Promotoria de Educação, foi constatado que a referida escola encontra-se com a estrutura física precária e imprópria para o ensino dos alunos, fato que vem dificultando o aprendizado.
Segundo promotora de justiça Érika Lima Gomes Michetti, titular da Promotoria, há inúmeras inconformidades nas instalações, nas condições higiênico-sanitárias e do ambiente, bem como a necessidade de reforma e ampliação do prédio, o que confirma a precariedade da estrutura física da escola, sendo, pois, premente a realização de reparos gerais.
Ainda conforme Michetti, uma instituição de ensino em bom estado de conservação e funcionamento é necessária para a oferta de educação com mínimos padrões de qualidade exigidos pela Constituição Federal e pelo Ministério da Educação, bem como para evitar e combater a evasão escolar.
O artigo 206, inciso VII, da Constituição Federal prevê que é princípio do ensino brasileiro a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, devendo, ademais, ser ministrado com garantia de padrão de qualidade.
Foi concedido o prazo de dez dias, a contar da data do recebimento da notificação, para que as secretarias informem ao MPRR quanto as medidas adotadas para solucionar os problemas apontados.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br – email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2913
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR