MPRR promove Ação Social voltada para pessoas com autismo em Boa Vista

Postado por Yano Gomes em mai. 27 2024 15:02:53

No último sábado, 25 de maio, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, realizou uma ação social voltada para o fortalecimento da comunidade autista, com o objetivo de dar maior visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As atividades ocorreram na quadra de esporte da Faculdade e Colégio Claretiano, no bairro São Francisco. “É necessário conscientizar a população e a sociedade em geral para que investiguem se você tem um filho, um sobrinho que tem apresentado alguma alteração no comportamento, investiguem, pode ser autismo e, quanto mais precoce se investir nas terapias, no tratamento, melhor será a qualidade de vida, a condição para ingressar na escola, no mercado de trabalho”,ressaltou o Promotor de Justiça, Igor Naves. 

Durante a ação social, que fez parte do projeto “O MP e o Anjo Azul”, foram oferecidos serviços aos familiares e pessoas com autismo, como a isenção no transporte público da capital. “Essa ação é muito importante devido à inclusão, a gente entende a necessidade de as pessoas estarem se movimentando pela cidade e muitas vezes elas não têm como passar no terminal pra fazer o cadastramento, então foi uma grande satisfação contribuir com essa ação”, disse Diego Hauck, gerente de empresa de ônibus. 

O público teve acesso à confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de emissão de credencial para utilização de vagas especiais em estacionamentos públicos da capital. Houve disponibilização de consultas oftalmológicas, aferição da pressão arterial e teste de glicemia. 

As crianças também tiveram atividades recreativas durante a manhã que foi marcada pela solidariedade.  

“Uma ação dessas favorece muito as famílias, a sociedade volta o olhar para a pessoa autista. Hoje o que a gente mais precisa entender é que o lugar de autista é em todo lugar, que a sociedade entenda isso: que o autista pode ir aonde ele quiser, se capacitar e participar das ações, quando o Ministério Público faz uma ação dessas é de grande valor para a família de autista, os atendimentos são primordiais”, destacou Muryanne Gianluppi, Presidente da União de Pais e Pessoas Autistas do Estado de Roraima (UPPA).

Visitas Técnicas

Ainda como parte das ações referentes ao projeto “O MP e o Anjo Azul”, A Promotora de Justiça de Direito à Educação, Érika Michetti, e o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, realizaram visitas técnicas na semana passada às unidades de referência em atendimento à pessoa com autismo. Os Promotores visitaram o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede municipal de Ensino, da Prefeitura de Boa Vista, e o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, do Governo de Roraima. A intenção foi verificar a estrutura e qualidade do atendimento prestado ao público nessas unidades. Hoje, os dois centros não conseguem atender à demanda por vagas em Boa Vista.