MPRR realiza atividades para promover a conscientização sobre o sistema de proteção às mulheres

Postado por Usuário Padrão da Ascom em out. 19 2023 19:50:23

No mês alusivo à saúde da mulher, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) também  realiza uma série de atividades para promover a conscientização sobre o sistema de proteção às mulheres.

Nesta semana, os Promotores de Justiça de Defesa da Mulher levaram informações para a sociedade sobre os direitos da mulher e os dispositivos de combate à violência doméstica. Na terça-feira, 17 de outubro, os Promotores Valmir Costa Filho e Lucimara Campaner estiveram com os profissionais da educação do Estado para orientar professores, pedagogos e diretores de escolas, a fim de que eles  trabalhem as temáticas em salas de aula e sejam multiplicadores das informações para conscientizar e prevenir a violência, especialmente a praticada contra as mulheres.

O Promotor de Justiça, Valmir Costa, afirma que o objetivo é fornecer uma informação clara para que o corpo docente saiba tratar possíveis casos de violência ou abuso. “Conversamos sobre as causas da violência doméstica, a rede de atendimento à mulher e principalmente na conscientização dos professores que precisam conversar com os alunos sobre os direitos de proteção à mulher e os tipos de violação. A intenção é conscientizar as escolas para que possamos diminuir os abusos às mulheres”, ressaltou o Promotor.

Ainda na noite de terça-feira, o Promotor de Justiça, Hevandro Cerutti, ministrou uma palestra para os estudantes do curso de farmácia da Faculdade Cathedral e integrantes do Conselho Regional de Farmácia de Roraima sobre os aspectos gerais, atuais e práticos da Lei Maria da Penha. “Neste outubro rosa, em que há um despertar para a saúde da mulher, precisamos falar também sobre as leis que amparam a mulher, inclusive a saúde mental e emocional”, destacou Cerutti.

Já na quarta-feira, as atividades foram voltadas aos alunos, de 11 a 17 anos de idade, da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, localizada no bairro Asa Branca. O evento faz parte do projeto  “O X da questão é: Bora Respeitar” que visa alertar os adolescentes sobre a importância da igualdade de gênero.
 
A Promotora de Justiça, Lucimara Campaner, que conduziu as atividades explica que o objetivo é  sensibilizar os alunos e fazê-los refletir sobre o cotidiano. “Devemos nos conscientizar que Roraima apresenta índices elevados de violência contra meninas e mulheres e que é um dever de todos enfrentar essa questão. É obrigação do Estado, mas também de nós, cidadãos. Quanto mais cedo iniciarmos essa conscientização, teremos mais chances de transformação social em prol da vida, dizendo um basta à violência”, frisou a Promotora de Justiça.

Yane Bento, de 15 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e afirma que esse tipo de palestra é esclarecedora. “Enquanto uma adolescente, nunca passei por uma situação em que precisasse de uma rede de apoio, mas palestras como essas são muito importantes para que meninas adolescentes, que precisem desse apoio, tenham apoio disponível e possam buscar seus direitos. E se um dia eu precisar também, saberei o que fazer”, finalizou a estudante.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima