MPRR realiza entrega de mais de 500 camisetas para instituições utilizarem em campanhas de educação ambiental

Postado por Aline em fev. 05 2025 16:11:46

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a entrega de mais de 500 camisetas e 150 bonés destinados às campanhas de educação ambiental no estado. O material, adquirido por meio de acordos com infratores ambientais, foi entregue pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente para a Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Roraima (CIPA), Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Roraima e também para a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental em Roraima. 

De acordo com o Comandante da CIPA, Major Fabrício Reis Barrozo, as camisetas e bonés serão de grande valia para as ações preventivas. “A polícia é comumente conhecida pelo seu caráter repressivo, e levando informação e um material atraente nos ajuda a cativar a população, principalmente os mais jovens a entender a importância dos cuidados com o meio ambiente”, ressaltou o Comandante.

A Professora da Universidade Federal de Roraima, Priscila Vasconcelos, coordenadora do Laboratório do Clima, voltado para estudos sobre educação climática e políticas públicas dentro do núcleo de estudo de ciências jurídicas da UFRR, destaca que a sociedade precisa estar atenta sobre as questões relacionadas ao clima e meio ambiente.
 
“Ainda em 2025, muitos ainda veem as questões ambientais como algo distante. E não são. O projeto do MPRR sobre educação ambiental é importantíssimo para mostrar que esse é o nosso cotidiano. Nós somos o meio ambiente e precisamos ter consciência disso”, enfatizou a professora.

O Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Zedequias de Oliveira Júnior, explica que a intenção é utilizar os instrumentos legais de responsabilização de infratores para fomentar projetos de educação ambiental.
 
“O MPRR formalizou com alguns infratores como uma das obrigações a entrega de materiais de educação ambiental, conforme modelos de camisetas e bonés previamente apresentados pelas instituições. E esse material é entregue para os órgãos fazerem a entrega nas campanhas que são realizadas, envolvendo esse tema. Então, é um dos mecanismos que nós buscamos para mostrar que a atuação do Ministério Público não é tão somente punir, obter o sancionamento dos infratores, mas também buscar mecanismos de envolvimento da sociedade em um tema tão relevante como é a educação ambiental”, concluiu o Promotor de Justiça.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima