MPRR realiza entrega de uniformes para o Sistema Penitenciário de Roraima
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou nesta quinta-feira, 26 de agosto, a entrega de uniformes para o Sistema Penitenciário do Estado de Roraima. O material foi repassado pela Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, e pelo Coordenador do Grupo de Atuação para Acompanhamento da Crise no Sistema Penitenciário de Roraima e Subprocurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, para o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado, André Fernandes, que ficará responsável pela distribuição do fardamento à população carcerária.
Os uniformes foram destinados e conferidos ao MPRR por Membros da Comissão do Sistema Prisional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em julho deste ano. A comissão acompanha o sistema prisional de Roraima, com visitas in loco, para verificar o trabalho e a realidade no estado desde 2016.
Foram confeccionadas quase cinco mil peças, entre bermudas, camisetas e roupas íntimas que serão encaminhadas para os detentos e detentas.
Para o Coordenador do Grupo de Atuação para Acompanhamento da Crise no Sistema Penitenciário de Roraima e Subprocurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, a intenção do Ministério Público é auxiliar no suprimento do fardamento.
“A falta de uniformes para todos os reeducandos, impedindo a sua higienização é um fator de disseminação de doenças, bem como compromete a dignidade dos mesmos. Por meio do presidente da Comissão do Sistema Prisional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel, e da Doutora Eunice Carvalhido, que não mediram esforços para ajudar o sistema prisional roraimense, conseguimos viabilizar a doação de quase 5000 peças que servirão para reforçar o estoque de uniformes", ressaltou Fábio Stica.
O Secretário André Fernandes, destacou a importância da doação. “Nós tivemos uma grande dificuldade de insumos e produção durante a pandemia, e o MPRR sensibilizado com a situação realizou essa interlocução para viabilizar esse material que vai beneficiar o sistema carcerário e diminuir o ônus dos familiares”, pontuou o secretário.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima