MPRR realiza evento sobre igualdade de gênero para alunos da rede estadual de ensino
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de março, a atividade “O X da questão é: Bora Respeitar” voltada aos alunos da Escola Estadual Militarizada Pedro Elias Albuquerque Pereira com a intenção de alertar os adolescentes, de 11 a 14 anos, sobre a importância da igualdade de gênero.
Promovida pela Promotoria de Defesa Mulher, a ação foi realizada na Praça Maria da Penha, no Bairro Jóquei Clube, na zona Oeste de Boa Vista, e abordou o tema da cultura da violência e o respeito com as mulheres de todas as idades entre os mais de 150 estudantes presentes.
A programação contou com uma série de palestras. A Promotora de Justiça, Lucimara Campaner, abordou a Lei Maria da Penha, o Promotor de Justiça Márcio Rosa falou a respeito dos desafios da cultura da paz entre os jovens, o Professor Cledemar Felix discorreu sobre os mecanismos de inclusão social na educação, a aluna Kalyne Yasmin Souza conversou com os colegas sobre a igualdade entre os meninos e as meninas, os servidores do Núcleo da Central de Mandados do MPRR, Jaime Tavares e Nerí Àvila, explicaram sobre a união dos homens no combate à violência contra as mulheres. A Soldado da Polícia Militar, Ariana Cavalcante de Abreu, destacou a ação integrada na violência doméstica e a 1°CL Ane Rodrigues, da Guarda Civil Municipal, falou sobre a Patrulha Maria da Penha.
A Ouvidora-Geral do MPRR, Procuradora de Justiça Rejane Gomes de Azevedo Moura, também acompanhou a atividade e explicou sobre a existência e a finalidade da Ouvidoria das Mulheres como mais um canal de denúncia à disposição da sociedade ao lado de outras estratégias para interrupção de ciclos de violência.
O evento contou com uma dinâmica sobre quebra de paradigmas, aplicada pela servidora do MPRR, Maraíza Lendengue Siqueira.
A Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, afirma que a intenção é manter um diálogo reflexivo com o público infanto juvenil sobre a importância do respeito à mulher, para que ela não sofra discriminação, violação de direitos e ofensas à dignidade em razão da sua condição feminina.
“Nós estamos dentro do mês da mulher, então é importante fazer essa atividade com a escola que se mostrou parceira e aderiu à proposta para falar sobre “O X da Questão”, um projeto com a finalidade de preconizar a igualdade entre homens e mulheres de forma que, no futuro, possamos ao menos almejar uma sociedade mais justa, solidária e segura, com menos violência”, ressaltou a Promotora de Justiça.
Yasmin Souza, aluna do Colégio Pedro Elias Albuquerque Pereira também destacou a importância de abordar o tema. “Acho esse tipo de ação importante para conscientizar todos os alunos e informar que a violência à mulher não deve ser normalizada. A sociedade precisa entender que, perante à lei, somos todos iguais. Ninguém é melhor que ninguém”, afirmou a adolescente.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Colégio, Gisele Sodré, os alunos ficaram bem entusiasmados.
“Vieram pessoas diferentes que reforçarão o que é dito pelos professores. Depois dessas palestras, eles conseguirão identificar desigualdades, violência psicológica ou física dentro da residência deles. Assim, nós conseguimos ajustar alguns conflitos que eles tem na escola”, concluiu a coordenadora.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima