MPRR realiza inspeção em abrigos permanentes de idosos e pessoas com deficiência
O Ministério Público do Estado Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso e Educação (Prodie), realizou na última semana, diligências na Casa do Vovô, Abrigo Municipal de Idosos de Boa Vista e Associação Anjos de Luz.
As visitas, conduzidas pela Promotora de Justiça, Érika Michetti, acompanhada dos profissionais do Núcleo de Apoio Técnico do MPRR, fazem parte de uma programação anual de inspeções normatizadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
As inspeções têm como objetivo verificar a qualidade dos serviços oferecidos aos idosos e pessoas com deficiência de Roraima que residem em abrigos permanentes.
Na casa do Vovô e no Abrigo Municipal de Idosos não foram encontradas irregularidades. Já na Associação Anjos de Luz, a equipe verificou alguns problemas referentes à administração do local e falta de prestação de serviços, como odontologia e fisioterapia. A Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência vai acompanhar o caso para que as falhas no atendimento sejam sanadas com brevidade.
A Promotora de Justiça afirmou que a intenção do MPRR é que tanto os idosos quanto pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos resguardados.
“A política de atendimento ao idoso e à pessoa com deficiência se faz por meio do conjunto articulado de ações e deve atender às necessidades de moradia, alimentação e convivência social. Por isso, o MPRR não mediu esforços para reivindicar a implantação do Abrigo Municipal dos Idosos, uma vez que é crescente a população idosa em situação de risco e sem vínculo familiar”, destacou a Promotora.
Com as informações coletadas nas visitas, o Ministério Público vai elaborar um relatório de visita pelos profissionais da equipe multidisciplinar, o qual será enviado para o CNMP.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima