MPRR realiza inspeção no laboratório de patologia do estado

Postado por admin em mai. 30 2014 10:09:59

Relatório do Conselho Regional de Medicina (CRM) detalhando situação precária do Laboratório de Anatomia Patológica do Estado de Roraima (Laper), encaminhado ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), motivou inspeção emergencial na unidade de saúde.

Na manhã desta quinta-feira (29/5), a promotora de justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, acompanhada de técnicos da Vigilância Sanitária e representantes do CRM, estiveram no laboratório analisando a estrutura e as condições de mais de três mil peças que aguaram a realização de exames.

O Laper é único laboratório de patologia do estado, a promotora admite ser preocupante a constatação de que os procedimentos estão sendo realizados manualmente, ocasionando demora que inviabiliza o resultado dentro do prazo necessário para dar resposta ao tratamento dos pacientes.

Outros fatores considerados críticos, de acordo com Jeanne Sampaio é quanto a deficiência de técnicos; equipamentos quebrados; material coletado de pacientes estocados indevidamente para análise laboratorial há mais de três anos.

Após elaboração do relatório por parte da Vigilância Sanitária, a Promotoria irá analisar quais medidas serão adotadas pelo MPRR para solução dos problemas apontados. “O Laper é o único laboratório de patologia do estado, foram detectadas muitas deficiências na realização dos exames. A população não pode ficar esperando para iniciar o tratamento. Se for necessário vamos ingressar com ação judicial, com pedido de liminar ”, ressalta a promotora de justiça.

O laboratório de Citopatologia funciona na ETSUS, prédio adaptado e estruturado pra a unidade, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Funciona. Oferece serviço médico especializado para a realização de diagnósticos de várias doenças, inclusive do câncer.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
Procuradoria-Geral de Justiça
Contato: (95) 3621.2900
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR