MPRR realiza primeira posse de Promotor de Justiça no Brasil por videoconferência

Postado por admin em mar. 27 2020 13:15:19

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) é o primeiro, no âmbito do Ministério Público brasileiro, a realizar posse de um Promotor de Justiça por videoconferência. De forma inédita, o Colégio de Procuradores do MPRR,  se reuniu virtualmente, nesta quinta-feira, 27 de março,  para empossar André Felipe Bagatin, aprovado no IX Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Promotor de Justiça Substituto.

A primeira reunião do Colégio com o uso dessa tecnologia foi realizada diante do isolamento preventivo ocasionado pelo risco de contaminação pelo Coronavírus. Nove Procuradores de Justiça e o novo Promotor de Justiça participaram da solenidade via home office.

Com a posse do Promotor de Justiça Substituto, o MPRR completa o quadro de 54 membros, sendo 10 Procuradores e 44 Promotores de Justiça.

No discurso de posse, André Felipe Bagatin ressaltou a satisfação em realizar o sonho de ingressar na carreira como Membro do Ministério Público.
“Embora distante, em razão da situação excepcional pela qual passamos, eu sinto hoje presença de todos que me auxiliaram nessa jornada. Quero dizer que estou plenamente ciente que servir à sociedade como Promotor de Justiça é uma enorme responsabilidade e que os desafios são grandes. Acredito que, trabalhando com dedicação para cumprir com tais objetivos e anseios sociais, é possível contribuir para o aprimoramento da sociedade e da instituição que agora me acolhem”, destacou André Bagatin.

O Procurador de Justiça e Presidente da AMPER, Alessandro Tramujas Assad, deu as boas vindas ao Promotor de Justiça Substituto. “É uma honra recebê-lo em nossa casa. O senhor a partir de hoje é um integrante do Ministério Público de Roraima. Costumo dizer que o MPRR  rejuvenesce em cada ocasião como essa, porque nos fortalece e é extramente importante para que possamos seguir firmes na nossa caminhada”, destacou o Procurador de Justiça.

Encerrando a solenidade, a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, destacou a importância da posse de um novo Membro nesse momento atípico.

“Estamos passando por uma situação sui generis, mas nem por isso deixamos de dar continuidade aos trabalhos do MPRR, e inclusive, tivemos um aumento na nossa demanda, e de forma remota estamos atuando com afinco. É com essa intenção que achamos por bem agregar mais um Promotor de Justiça ao nosso Ministério Público. A chegada do senhor André Felipe é oportuna e em um momento histórico, mas também acontece junto a desafios novos que a Instituição está atravessando. Somos um MP aguerrido na defesa da coletividade, dos interesses difusos, no combate ao crime organizado e à corrupção. Espero que em breve possamos estar todos reunidos e ter atravessado esse momento de crise com otimismo e muito trabalho”, ressaltou a PGJ.


Histórico
André Felipe Bagatin é natural de Curitiba, Paraná (PR), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e pós-graduado em Direito Aplicado pela Escola de Magistratura do Paraná (EMAP). Trabalhou como advogado autônomo, assessor jurídico na Vara de Família do Foro Regional de Colombo e atualmente atuava como assessor jurídico da 1ª Vara Judicial do Foro Regional de Campina Grande do Sul da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba-PR.