MPRR recomenda implantação do Portal da Transparência da prefeitura de Normandia
A falta de publicidade das informações de interesse público motivou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a encaminhar notificação recomendatória ao município de Normandia para que promova, no prazo de 90 dias, a correta e efetiva implantação do Portal da Transparência.
A recomendação foi expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Bonfim, nesta segunda-feira, 03 de junho, devido ao fato do Portal da Transparência do município não estar alinhado às exigências legais, uma vez que encontra-se com informações escassas e páginas vazias de conteúdo, violando o princípio da publicidade.
De acordo com a Promotora de Justiça Substituta, Renata Borici Nardi, a Constituição Federal estabelece que a administração pública deve obedecer ao princípio da publicidade, devendo divulgar suas ações de forma ética e democrática.
“Qualquer cidadão possui o direito e o dever de conhecer e controlar os atos da gestão pública, o que fortalece a transparência, e, consequentemente, avança na concepção da democracia participativa, conferindo ao cidadão a possibilidade de informar-se sobre como são geridos os recursos municipais”, destaca a Promotora de Justiça.
Diante da recomendação, o município de Normandia deverá manter o Portal Transparência atualizado, com dados em tempo real sobre receita e despesa previstas e executadas, contendo a discriminação completa; indicação da última atualização em local de fácil visibilidade; relação dos servidores públicos com respectiva lotação; folha de pagamento, entre outros.
Em caso descumprimento da recomendação, o MPRR poderá adotar as medidas legais necessárias, a fim de assegurar a implementação do Portal da Transparência da prefeitura de Normandia.
Pedidos de Informações
A Promotoria de Justiça da Comarca de Bonfim também recomendou ao Município e Câmara Municipal de Normandia que atendam a todos os pedidos de informações formulados por cidadãos ou associações no prazo de 20 dias.
A recomendação foi motivada pelas denúncias da população à Promotoria de Justiça de que diversas solicitações de informações públicas não foram respondidas pelos poderes executivo e legislativo em Normandia.
Consta na recomendação que a Lei de Acesso à Informação preconiza que o Poder Público não pode recusar-se a fornecer informação, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa.
Ainda de acordo com a notificação do MPRR, o município também deverá realizar a devida divulgação da recomendação aos agentes públicos, como, secretários, assessores, chefes de departamento, controladores internos, assessores jurídicos, procuradores, bem como publicação no Diário Oficial do município.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR