MPRR requisita informações da Sesau sobre falta de insumos e medicamentos para tratar a Covid-19
Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, requisitou do Secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, em caráter de urgência, informações sobre a regularização nos estoques de alguns insumos e medicamentos usados para o tratamento da Covid-19, em Roraima.
Considerando o teor dos informativos diários remetidos ao Ministério Público, todos constatam falta de insumos, como o tubo orotraqueal- que faz a ligação do equipamento respiratório ao paciente, que é fundamental para a realização do entubamento de pacientes e posterior utilização de ventilação mecânica. Também falta medicamento essencial ao tratamento da Covid-19, como a Enoxaparina.
“O caso é que, em razão da gravidade e da urgência da resolução dessa situação, a fim de evitar a instalação do caos na prestação do serviço hospitalar, requeiro seja designada, com urgência, audiência de justificação para que o Estado de Roraima explique o atual cenário e quais as medidas concretas que está tomando para garantir a continuidade do serviço hospitalar de tratamento da Covid-19”, afirmou o Promotor de Justiça Madson Carvalho.