MPRR viabiliza acordo entre Hospital Albert Einstein e Sesau para oferecer consultas virtuais a pacientes de Covid em UTIs

Postado por Aline em mar. 10 2021 19:00:29

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, viabilizou acordo de cooperação técnica entre o Hospital paulista Albert Einstein e o Governo do Estado para oferecer serviço especializado de telemedicina no combate à Covid-19, atendendo a pacientes de Roraima internados em leitos de UTI (Terapia Intensiva).

O Hospital Albert Einstein se compromete a realizar, de forma totalmente gratuita, consultas diárias por vídeoconferência, para acompanhamento e discussão, junto a médicos e equipe multidisciplinar locais, de casos de pacientes internados em Terapia Intensiva, em Roraima.

Cabe ao Governo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), indicar as unidades que deverão receber os serviços, garantir profissionais de saúde em quantidade e formação disponíveis para o atendimento presencial dos pacientes nas UTI’s, além de promover a alimentação dos dados coletados durante o atendimento dos pacientes, na plataforma digital de Telemedicina da Instituição.

O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Madson Carvalho, destaca que a intenção é aproveitar a expertise dos profissionais do Hospital Albert Einstein, que atualmente possui um dos três serviços de UTI com menor índice de mortalidade do mundo.

“Quando firmamos o acordo judicial com a Sesau em janeiro, Roraima contava com apenas 16 leitos de Terapia Intensiva e agora temos 90 leitos, porém, os índices de mortalidade nas UTIs são muito altos e alarmantes. Essa tratativa com o Albert Einsten, que oferece esse trabalho de telemedicina gratuita, vai possibilitar a diminuição da mortalidade nas UTIs e a qualificação dos profissionais daqui do estado”, concluiu o Promotor de Justiça.

Para a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, esse Acordo trará grandes benefícios no combate à Covid-19, em Roraima. “O MPRR tem acompanhado desde o início a crise desencadeada pelo coronavírus e uma das nossas preocupações é o atendimento adequado dos pacientes que estão nos hospitais. Temos articulado junto ao executivo dos municípios e do Estado para que haja melhorias nos serviços de saúde prestados a toda população roraimense”, concluiu a Procuradora-Geral de Justiça.
 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima