MPRR visita obras de construção da usina termelétrica Jaguatirica II
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou na manhã desta terça-feira, 10 de novembro, visita técnica às obras de construção da unidade termelétrica Jaguatirica II, localizada no Bom Intento, região rural de Boa Vista.
A visita faz parte de procedimento instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente para averiguar estudo prévio e relatório de impacto ambiental da obra, em razão da sua magnitude. Esta é a terceira diligência realizada pelo MPRR às instalações da usina iniciada em junho de 2019.
O funcionamento da termelétrica a base de gás natural extraído no Amazonas está previsto para o segundo semestre de 2021 e deve atender mais de 70% do consumo energético do estado de Roraima.
Segundo o promotor de Justiça Zedequias de Oliveira Jr., o Ministério Público também fiscaliza a destinação de quase R$ 3 milhões repassados pela empresa à Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) para fins de compensação ambiental.
“O valor deverá ser utilizado para ações e projetos ambientais, entre eles, estamos analisando uso por parte do ICMBio para projeto no Baixo Rio Branco e programa de agricultura sustentável”, destacou.
Além do MPRR, a visita foi acompanhada por técnicos da empresa responsável pelo empreendimento e gestores e técnicos da Femarh.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima