Novos promotores de justiça substitutos são empossados

Postado por admin em set. 20 2013 19:37:10

 Evento contou com a presença do corregedor nacional o CNMP e do presidente da CONAMP


Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório do Ministério Público de Roraima (MPRR), o Colégio de Procuradores de Justiça empossou seis candidatos aprovados no VIII Concurso Público de Provas e Títulos, para o cargo de promotor de justiça substituto.

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade de posse, estavam o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Alessandro Tramujas Assad e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Bechara Nader Mattar Júnior, entre outros.

O procurador-geral, Fábio Bastos Stica, presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, ressaltou que a aprovação nas etapas que antecederam a posse mostra o preparo técnico dos novos membros para o exercício da função, mas enfatizou que para bem exercê-la, como agentes de transformação social, devem sair de seus gabinetes, conviver com a população e conhecer a realidade dos municípios onde irão atuar.

É importante entendermos que o conhecimento técnico não é suficiente para ser um bom promotor de justiça. Procurem fazer a sua parte com humanidade e humildade; pacientes no que se refere aos reclames da população que precisa do Ministério Público de Roraima, conscientes de que somos funcionários do povo e a lei estará sempre acima de todos”, aconselha Fábio Stica.

O corregedor nacional Alessandro Tramujas, também procurador de justiça do MPRR, destacou a importância do ingresso dos novos membros para a sociedade roraimense. “Recentemente, a população foi às ruas em defesa de um Ministério Público brasileiro mais forte e atuante. Esperamos que os novos membros ora empossados desenvolvam suas funções com sensibilidade ao clamor social”.

Assad destacou ainda, a necessidade pela busca do fortalecimento institucional, primando pelo real poder-dever de investigar em prol da coletividade. “É importante que haja o diálogo tanto com os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – e também com a sociedade”.

Ao dar boas vindas aos novos membros, o presidente da Associação dos Promotores de Justiça de Roraima (AMPER), Marco Antônio Bordin de Azeredo, enalteceu a perseverança e disciplina dos novos promotores que segundo ele, tomam posse após um período histórico do Ministério Público brasileiro, lembrando da mobilização pública que tomou as ruas do País, na defesa da instituição, em mobilização pacífica contra a PEC 37. Recomendou que devem examinar a realidade da comunidade onde irão atuar, conhecer os seus anseios e exercer a plenitude da sua função na promoção da Justiça.

César Bechara, presidente Conamp, enfatizou o privilégio de ver seis jovens como “missionários da Justiça”, que ele classificou também como “mensageiros da paz”, escolhendo “dedicar sua vida à mais bela das carreiras jurídicas” e que certamente contribuirão para manter o Ministério Público de Roraima entre os melhores do País.

Para o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Almiro José Padilha, os promotores de justiça substitutos ora empossados fazem parte de uma instituição onde 100% dos homens e mulheres têm conduta efetivamente ilibada de coragem e competência, cada um na sua esfera, no enfrentamento do crime organizado, entre outras frentes de atuação.

Com a posse dos novos promotores de justiça substitutos, o MPRR completa o quadro de 45 membros, sendo 10 procuradores e 35 promotores de justiça. A
pós aperfeiçoamento na sede da instituição ministerial, os promotores substitutosPollyanna Agueda Procópio de Oliveira, André Luiz Nova Silva, Igor Naves Belchior da Costa,Diego Barroso Oquendo, Rogério Maurício Nascimento Toledo, Soraia Andréia de Azevedo Cattaneo, serão lotados nas comarcas do interior: Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.

 

-- 
ASCOM/MPRR
Procuradoria-Geral de Justiça

Ministério Público do Estado de Roraima

Contato: (95) 3621.2971 / 2913 – cel: 9121.5340

www.mprr.mp.br - email: ascom@mprr.mp.br

Siga o MPRR no twitter: @MPRR