O MPRR Fomentando a Educação Ambiental” realiza nova capacitação de infratores ambientais
A abordagem do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA Roraima diante dos crimes contra a fauna foi o tema abordado na palestra do Projeto “O MPRR Fomentando
a Educação Ambiental” realizado nesta sexta-feira, 04 de abril. A capacitação, voltada para infratores ambientais, foi ministrada pelos técnicos ambientais do IBAMA, Luis Felipe Ferreira da Silva e Ângela Peran.
“A gente costuma falar que existem muitos crimes ambientais, mas eles são pouco divulgados e conhecidos. Entendemos como importante essa divulgação desses crimes contra a fauna, exatamente para tentar exterminar aquela situação em que a pessoa diz que não sabia que era crime, que não tinha conhecimento que estava infringindo a Lei”, explicou Luiz Felipe.
O técnico ambiental também afirmou que Roraima apresenta altos índices de tráfico de animais silvestres. “Em 2024, o estado teve um crescimento de 28% dos crimes de tráfico animal de aves e répteis comparado a anos anteriores. A gente só perde, teoricamente, para o desmatamento e, muitas vezes, esses crimes acontecem juntos na região de garimpo.
No ano passado tivemos uma apreensão, feita pela Polícia Rodoviária Federal, de mais de 1.200 canários do tipo venezuelano que estavam sendo traficados no Aeroporto de Boa Vista e transportados em uma mala de 23 kg. Isso é algo muito preocupante e que precisa sem combatido com rigidez”, concluiu o técnico ambiental.
A próxima palestra do projeto está prevista para o dia 30 de abril e será com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Roraima (CIEA).