Outubro Rosa: Ministério Público realiza segunda edição do evento “O MPRR e a Saúde da Mulher”

Postado por Aline em out. 21 2024 13:28:13

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou nesta quinta-feira, 17 de outubro, na Casa da Mulher Brasileira, a segunda edição do evento “O MPRR e a Saúde da Mulher no Outubro Rosa”. Uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Saúde e da Defesa da Mulher, a atividade teve como objetivo proporcionar às mulheres atendimentos de saúde, exames médicos, palestras sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama, além de serviços de beleza, como maquiagem, manicure, corte de cabelo, massagens e design de sobrancelha.

A abertura do evento contou com a apresentação das “Divas do Samba”, um grupo formado apenas por mulheres e com a palestra da médica Luciana Arcoverde sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção.

 De acordo com a Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, a ação visa proporcionar cidadania, além da atenção à saúde. “Estamos na 2ª edição do Ministério Público e a Saúde da Mulher com  a intenção de facilitar o acesso aos exames de mamografia, que faz parte dessa mobilização nacional que é o Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas aliado a isso, nós também estamos aqui com o objetivo, junto com parceiros, de proporcionar um dia agradável de convivência com as mulheres, filhos, de modo que temos tanto serviços de saúde, quanto também serviços voltadas à  autoestima e embelezamento. Ou seja, não só a saúde física, mas também a saúde mental e o bem-estar”, ressaltou a Promotora de Justiça. 

Mais de 500 atendimentos foram realizados durante o evento que também teve atividades coletivas de musicoterapia, Yoga Dance, noções de defesa pessoal para mulheres e programação especial para as crianças, como cabelo maluco e pintura facial. 

Karina Molero, 51 anos, de origem venezuelana, relatou que o evento foi uma oportunidade de cuidar da saúde. “Procuro realizar meus exames preventivos e consultas, porém não tenho condições de pagar por atendimentos particulares. Por isso aproveitei a oportunidade que a ação está ofertando para realizar alguns exames”, concluiu Karina. Na ação, foram realizados 36 agendamentos de exames médicos como mamografias, citologias e ultrassom, além de 10 intermediações de empregos para mulheres.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima