Pandemia: MPRR emite Recomendação para que Sesau aumente número de leitos de UTI e investigue se já há nova variante do coronavírus em Roraima
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, emitiu Recomendação nesta terça-feira, 25 de maio, para que a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) mobilize mais 20 (vinte) leitos de UTI, a fim de atender ao aumento das notificações de pacientes com Covid-19 e consequente pressão hospitalar constatada na rede pública.
O Promotor de Justiça Madson Carvalho considerou que, com base no último boletim epidemiológico e as informações diárias enviadas pela Sesau ao MP, foi constatado aumento de notificações e pressão hospitalar, de forma ainda discreta, mas preocupante.
O documento do MPRR orienta que o Secretário de Saúde, Airton Cascavel, submeta todos os resultados positivos para Covid a exame de sequenciamento genético.
O objetivo é investigar a possibilidade de haver novas variantes do coronavírus circulantes no estado e, eventualmente, constatar o surgimento de uma terceira onda da doença com antecedência.
A ideia é já se antecipar e viabilizar a preparação logística do Estado de Roraima para enfrentar possível nova escalada nos números da pandemia.
O MPRR também expediu Recomendação ao prefeito de Boa Vista para que revogue o decreto que flexibilizou as regras de funcionamento de atividades e serviços, devendo adotar novas medidas restritivas de funcionamento dos restaurantes, bares, shows, praças públicas, balneários e comércio.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima