PEDIDO DO MPRR: Estado deverá prestar esclarecimentos para Justiça sobre cancelamento de concurso da Setrabes

Postado por admin em fev. 06 2019 10:52:36

A pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a Justiça determinou que Estado de Roraima preste esclarecimentos, no prazo máximo de 72 horas, a respeito do cancelamento do concurso público da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), sob pena de multa.

 

Conforme decisão judicial proferida na tarde desta quinta-feira (05/02) pela 2ª Vara da Fazenda Pública, o Estado deverá, também, desligar todos os servidores contratados de forma irregular que atuam na Secretaria.

 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público peticionou na última segunda-feira, 04/02, pedido para que a manutenção do concurso público para provimento de 73 vagas na Secretaria. Em 2016, o MPRR ajuizou ação de execução de termo de ajustamento de conduta firmado em 2014 com a Setrabes para realização de concurso público visando preenchimento de vagas na unidade.


Conforme o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Hevandro Cerutti, no mês janeiro a Setrabes contratou quase 300 servidores comissionados. “Os vínculos realizados até então pela Administração Pública burlavam a regra constitucional do concurso público”, destaca o promotor de Justiça.


Recomendação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) também expediram recomendação no dia 31/01 ao Governo do Estado para que se abstenha de contratar servidores de forma irregular.

 

Conforme o documento, as contratações devem obedecer critérios legais, conforme dispõe o artigo 37 da Constituição Federal, que institui prévia aprovação em concurso público para investidura em cargo ou emprego público, ressalvando exclusivamente os cargos providos em comissão.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
Procuradoria-Geral de Justiça
Av.Santos Dumont, 710 - São Pedro
Contato: (95) 3621.2971/2913
e-mail: ascom@mprr.mp.br
Twitter: @MP_RR