Personalidades são agraciadas com a Medalha do Mérito do MPRR
O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de junho, Sessão Solene de Entrega de Medalha do Mérito. O evento, alusivo aos 29 anos do MPRR, ocorreu no auditório do Edifício-sede da Instituição e foi transmitido pelo YouTube do Órgão Ministerial.
Foram agraciados oito personalidades do Estado de Roraima e do Ministério Público Brasileiro pela atuação em prol da sociedade. Os condecorados foram escolhidos pelo Colégio de Procuradores nas 1ª e 4ª sessões extraordinárias do Colegiado, em 2021.
A comenda foi conferida ao Governador do Estado de Roraima, Antônio Denarium, ao Coordenador da Operação Acolhida, General Antônio Manoel de Barros, à Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Cilene Lago Salomão, à médica Mariângela Nasário Andrade, ao Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima e aos Conselheiros do CNMP, Sebastião Vieira Caixeta, Sílvio Roberto de Amorim Júnior e Oswaldo D’ Albuquerque.
A Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, que presidiu a Sessão Solene destacou que o MPRR completou 29 anos em tempo grandes lutas e desafios, mas que o MP roraimense nasceu forte e aguerrido na construção de sociedade mais justa.
“Não poderíamos deixar, nesse tempo, de reconhecer personalidades que têm feito história aqui e em todo o país. Mulheres e homens que caminharam conosco, estendendo as mãos quando necessitamos de apoio técnico para nossas ações, que abraçaram a causa humanitária e que elevaram o padrão de atuação do Ministério Público Brasileiro. Recebam vocês às honras devidas por ajudarem no fortalecimento do nosso Ministério Público”, ressaltou a Procuradora-Geral de Justiça.
Em seu discurso, o Governador de Roraima afirmou que a honraria recebida ficará marcada em sua história. “Fico muito feliz em receber essa Medalha do MPRR, Órgão que demonstra posicionamento constante em defesa da população e que atua como um pilar da democracia. A harmonia e interação entre os Poderes é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do Estado”, destacou Denarium.
O Corregedor Nacional, Rinaldo Reis Lima, enfatizou a atuação do MPRR. “O Estado de Roraima tem um Ministério Público que com apenas 29 anos possui uma base forte e é reconhecido nacionalmente pela qualidade do trabalho exercido pelos seus Membros. Me sinto sortudo por estar aqui nesse momento e receber essa comenda de colegas tão honrados e especiais”, pontuou o Corregedor.
Para a Conselheira Cilene Salomão, a ocasião é de agradecimento. “Essa homenagem representa um estímulo a mais ao meu trabalho e à minha postura, não só como conselheira, mas também como cidadã e vou honrar essa medalha com toda minha responsabilidade social”, frisou.
O General Barros também afirmou estar lisonjeado com o reconhecimento. “Tenho um profundo sentimento de gratidão e quero dividir esse mérito com aqueles que sempre trabalharam comigo, civis e militares e também compartilhar os com nossos irmãos vulneráveis venezuelanos”, finalizou.
A Medalha do Mérito tem previsão no artigo 209 da Lei Complementar nº 003, de janeiro de 1994, e apresenta heráldica com simbolismo peculiar composta por uma espada em relevo dourada, sigla do MPRR, balança, mapa do Brasil e círculo dourado.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima