Pessoas com deficiência são capacitadas para votar
O Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência promoveu, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a capacitação de pessoas com deficiência que votarão nas eleições municipais deste ano. A instrução ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, na recepção do Espaço da Cidadania.
Segundo a promotora de justiça de defesa da pessoa com deficiência, Érika Lima Gomes Michetti, a capacitação foi extremamente oportuna. "Essa orientação possibilita às pessoas com deficiência o pleno exercício do seu papel como cidadãs na sociedade, pois muitos ainda não o exercem por falta de oportunidade", afirma.
A iniciativa foi tomada após pedido feito pelo representante da Associação Estamos Aqui, Luciano Arruda, que constatou a necessidade de treinar as pessoas com deficiência para a utilização das urnas eletrônicas ao orientar o filho, Samuel Arruda, que votará pela primeira vez.
Duas servidoras do TRE-RR foram responsáveis pela capacitação. No total, elas instruíram dez pessoas com deficência sobre o funcionamento dos aparelhos. Algumas, inclusive, pela primeira vez tiveram a oportunidade de manusear as urnas numa votação simbólica.
No dia da votação, fones de ouvido devem ser disponibilizados pelo TRE nas seções onde houver eleitor com deficiência visual. As urnas eletrônicas também contam com teclas cujos números estão em Braille e, sistema de áudio para facilitar esse ato tão importante numa sociedade democrática: votar.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2900
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR