PGJ firma acordo de cooperação técnica com a Sefaz e PGE para combater a sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Postado por admin em abr. 22 2019 19:00:25

Na tarde desta segunda-feira, 22 de abril, a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, o Procurador-Geral do Estado, Temair Carlos de Siqueira e o Secretário Adjunto da Sefaz, Manoel Sueide, assinaram, na sede do Ministério Público de Roraima, o Acordo de Cooperação Técnica que institui o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA).

O comitê deve atuar na prevenção e repressão aos crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, tendo enfoque na recuperação de ativos, ou seja, o grupo operacional vai rastrear e reaver o dinheiro referente a impostos sonegados por firmas em Roraima.

Com a criação do CIRA, a troca de informações entre os órgãos integrantes do comitê será mais ágil, facilitando as investigações no combate à sonegação fiscal em Roraima. O Ministério Público deve, inicialmente, priorizar as ações relacionadas aos maiores devedores de tributos, propondo medidas cautelares, investigações criminais e denúncias.

Crime
A união dos órgãos envolvidos no CIRA vai além das sanções administrativas. Segundo o Comitê, além da questão tributária da execução, vai ter o aspecto penal, já que sonegação fiscal é crime de acordo com a Lei 8.137, de 27 de dezembro de 1990.


Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR