PGJ palestra no I Seminário de Combate à Corrupção de Roraima

Postado por admin em nov. 09 2019 10:36:41

A Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa fez a palestra de abertura do I Seminário de Combate à Corrupção de Roraima.

A abertura do evento foi na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro, no auditório da Academia Integrada de Polícia Coronel Santiago (APICS), no bairro São Pedro.

O público, que lotou o auditório da APICS, foi formado por profissionais da segurança pública estadual e estudantes de Direito, além de autoridades civis e militares, membros e servidores do MPRR.

A diretora da Academia de Polícia, delegada Giuliana Castro, homenageou a Procuradora-Geral com uma placa ao abrir as atividades. A deputada estadual Catarina Guerra fez a entrega à PGJ.

A diretora da APICS falou sobre a parceria firmada entre a Academia e o Ministério Público, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), para oferecer mais capacitação aos servidores. “Esse seminário é apenas a primeira das capacitações que faremos em parceria. Estamos com um plano de capacitação continuada, não apenas no combate à corrupção, mas em todos os tipos de investigação, porque é necessário que nos aproximemos, enquanto polícia judiciária, dos titulares das ações penais”, destacou a delegada.

A Procuradora-Geral Janaína Carneiro iniciou a palestra com uma reflexão sobre o conceito de “corrupção” em uma narrativa leve e ilustrada com citações e exemplos práticos ao longo da história. A PGJ  aproveitou a oportunidade para defender a importância de as instituições trabalharem juntas e de forma articulada. “É importante a integração da polícia judiciária com os órgãos de fiscalização. Precisamos entender que enquanto não fizermos um trabalho articulado e em conjunto, nós não teremos eficiência para vencer a corrupção”, alertou.

A PGJ inspirou o público presente com mensagens motivacionais, disse que “a mudança começa quando não desistimos”, se referindo ao próprio trabalho contra a corrupção quando se incomodava com a falta de resultados rápidos, no início da carreira.

Janaína Carneiro também adiantou que o Ministério Público tem empenhado esforços para se aparelhar e combater com mais eficiência a corrupção em Roraima. “Temos investido muito na capacitação de Membros e servidores do MPRR e também, nessa era digital, temos firmado convênios, em especial com os Mps que já têm um trabalho avançado nessa área, para que possamos alcançar efetividade”, concluiu.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Roraima, Olivan Júnior, o seminário é imprescindível para que as instituições e a sociedade sejam ouvidas para a formatação de uma política pública de combate à corrupção em Roraima. “O que a gente quer fazer agora é ouvir todos e colocar o tema em debate. O seminário permite ouvir, coletar as melhores ideias para formatar uma legislação ou termo de cooperação técnica com as instituições para que o combate à corrupção tenha mais resultados”, finalizou.  

O Seminário teve continuidade na parte da tarde. A palestrante foi a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Erika Marena. Ela é delegada da Polícia Federal e coordenou desde o início a Operação Lava Jato, em Curitiba.
















Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR