PGJ se reúne com Promotores do interior para tratar sobre Programa de Estágio e terceirização dos serviços de limpeza 

Postado por Aline em set. 24 2021 18:13:27

Os Promotores de Justiça das Comarcas do interior do Estado estiveram reunidos nesta sexta-feira, 24 de setembro, com a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa. 

Entre os temas abordados durante o encontro, que ocorreu no edifício-sede do MPRR, está o retorno do atendimento ao público externo nas unidades da Instituição e a terceirização do serviço de limpeza nas Promotorias do interior, que vai propiciar um trabalho contínuo, uma vez que a atividade era feita por servidores da Capital que se deslocavam até as comarcas para realizar a limpeza.

Na ocasião, também foi assinado o contrato que viabiliza a disponibilização de estagiários de direito para atuarem de forma remota nas promotorias de justiça do interior. Para proporcionar o programa de estágio nas sete comarcas, a Procuradoria-Geral de Justiça e o Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) firmaram compromisso com o CIEE de acompanhar a atuação dos estagiários. 

O Diretor do Ceaf, o Promotor de Justiça Márcio Rosa, explica que o estágio remoto foi a alternativa encontrada para ofertar vagas nas promotorias de Mucajaí, Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz e Pacaraima.

“Como não há faculdades de direito no interior, não tinha viabilidade de um estudante estagiar em uma das comarcas e estudar na Capital, então, a solução encontrada foi o estagio remoto. Assim, o estagiário fica fixado em Boa Vista, mas exerce seu estágio vinculado ao Promotor do interior que vai ser o orientador das atividades”, ressaltou o Diretor do Ceaf.

Para a Promotora de Justiça da Comarca de Rorainópolis, Lara Von Held Fagundes, o programa de estágio no interior será um grande passo para as promotorias.

 “Os estagiários vêm para aprender e também ajudar ao Ministério Público a apresentar sempre um trabalho eficiente e célere, além de ser gratificante fazer parte do início da trajetória profissional desses jovens. Também estamos satisfeitos pela contratação de pessoal de limpeza que irá favorecer para que o ambiente esteja sempre limpo e esterilizado para o público interno e externo”, pontuou a Promotora de Justiça.

Curso sobre gestão em Promotorias de Justiça 


Ainda nesta sexta-feira, os Promotores de Justiça do interior e da Capital participaram do curso  "Gestão da Produção em Promotorias de Justiça e o Pensamento Lean". Idealizado pela Procuradoria-Geral de Justiça ainda em 2019, a atividade teve como objetivo repassar conceitos da gestão da produção e os fundamentos do pensamento Lean e suas ferramentas já adaptadas à atuação  do  Ministério  Público  em  diferentes  áreas,  colaborando  na identificação e redução de desperdícios invisíveis a outras abordagens. 

O curso foi ministrado pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Vanessa Evangelista e pelo Engenheiro de Telecomunicações e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Renan Couto.