PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Colégio de Procuradores aprova Plano Estratégico 2017/2021
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por intermédio do Colégio de Procuradores de Justiça, aprovou no último dia 6/02, o primeiro Plano Estratégico do órgão, instituído pela Resolução 001/17, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira, 17/02/17, que reúne dezessete objetivos estratégicos e que englobam diversas iniciativas a serem implementadas no universo temporal de cinco anos – 2017/2021.
A elaboração do planejamento estratégico integra uma das etapas estabelecidas na Resolução 002/16 do MPRR, que regulamenta o Plano de Atuação Anual elaborado pela procuradora-geral de justiça, Elba Amarante, para o exercício de 2016 e que apresenta diretrizes, objetivos gerais e metas prioritárias da Administração Superior.
O processo de construção do Plano envolveu diversos atores externos – sociedade civil, instituições públicas e privadas, por meio da pesquisa Delpih – e internos – promotores e procuradores de justiça, além de servidores do órgão. Os trabalhos foram deliberados pela procuradora-geral e coordenados pela secretária-geral e promotora de justiça, Ilaini Pagliarini.
A primeira etapa foi constituída pelo diagnóstico estratégico, consolidação do diagnóstico, método Delphi aplicado a cenários prospectivos, elaboração da visão de presente, geração de cenários prospectivos e teoria dos jogos aplicada a cenários prospectivos, análise de medidas, tradução da estratégia e execução da estratégia.
A procuradora-geral destaca que a efetivação do plano estratégico, com aprovação do Colégio de Procuradores, consiste em mais um grande passo do Ministério Público roraimense. “Na medida em que o nosso Ministério Pública busca cumprir seu papel constitucional de fiscal da lei, identificando seus pontos fortes e fracos mediante ação planejada, sentimo-nos, sem dúvidas, mais seguros para consolidarmos os projetos de cada área-fim em prol do cidadão, destinatário final de nossas atividades”, pontua.
Elba Amarante também ressalta que a edição do planejamento estratégico possibilitará muitos ganhos à sociedade. “Quando se tem um Ministério Público mais integrado e focado numa atuação resolutiva, ampliando parcerias estratégicas com os poderes constituídos e a sociedade civil organizada, fortalecendo a atividade extrajudicial; racionalizando, otimizando e padronizando as ações dos Órgãos de Execução em prol da modernização do processo gestão e de sua estrutura organizacional, não há dúvida de que a sociedade roraimense será a maior beneficiada”, conclui.
Para saber mais sobre o mapa estratégico do Ministério Público roraimense, CLIQUE AQUI.