Policiais da Assessoria de Segurança Institucional do MPRR são capacitados para a lavratura de TCOs
Na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, 28 policias militares que atuam na Assessoria de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado de Roraima (ASI/MPRR) receberam certificados pela capacitação para o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Com a capacitação, o efetivo poderá fazer a lavratura do TCO em suas atividades de Polícia quando necessário, tanto na Capital quanto no Interior. O objetivo é dar celeridade e eficiência no atendimento de ocorrências policiais, conforme apontou o Comandante-Geral da PM, Coronel Francisco Xavier.
“Com apoio do MPRR, realizamos o primeiro curso de multiplicadores ainda no ano passado e hoje estamos avançando. Já temos aproximadamente 1/3 da nossa tropa habilitada para lavratura do TCO, que deve oferecer o serviço à população de maneira mais ágil e eficaz”, garantiu.
A capacitação iniciou no último dia 10 de maio com atividades presenciais no auditório do edifício-sede para o efetivo da Capital e pela plataforma virtual do MPRR para os PMs das comarcas do interior. Os militares também participaram de ação prática, que resultou na lavratura de quatro TCOs.
Durante a entrega dos certificados, a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, destacou o fortalecimento da parceria entre as duas instituições. “O Ministério Público está à disposição nessa capacitação e trabalho conjunto. Todos nós temos o mesmo objetivo, que é trabalhar dentro do sistema de segurança pública em prol da nossa comunidade”, destacou.
O treinamento também contou com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/ESMP). Para o Promotor de Justiça e Coordenador do Ceaf, Márcio Rosa, a lavratura dos TCOs é uma forma de democratizar o acesso à Justiça.
“A Polícia Militar está em todos os lugares do nosso Estado. Isso democratiza o atendimento ao cidadão que muitas vezes não tem condições de ir a uma Delegacia. Nós, enquanto Ministério Público, por meio da Procuradora-Geral de Justiça e CEAF, oferecemos a estrutura, mas o mérito é da PM”, concluiu.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima