Prêmio Innovare: MPRR participa da segunda etapa

Postado por RICARDO DE SOUSA RODRIGUES em jul. 04 2022 20:52:28

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recebeu na última sexta-feira, 01 de julho, a visita do consultor do Instituto Innovare, Leonardo Pereira de Mello, para apresentar mais dados sobre o projeto “Inclusão e Diversidade: Educação, Direito de Todos”.

O Projeto do MPRR concorre ao Prêmio Innovare 2022 e o encontro, que também contou com a presença de representantes da Unicef, faz parte da segunda etapa do Prêmio que está na 19ª edição.

De acordo com o consultor, o objetivo é verificar in loco as práticas que concorrem ao Prêmio. “Meu papel é verificar como funciona o projeto e elaborar um relatório com informações adicionais e minhas impressões sobre o trabalho para que esse documento venha a munir a comissão julgadora com dados importantes que contribuem para escolha dos projetos que serão vencedores”, ressaltou Leonardo Mello.

O pedagogo do MPRR, Wellington Alves Silva, que apresentou o projeto ao consultor, destaca que a iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP), desde 2020 e que em 2021 o projeto foi estendido aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes venezuelanos com deficiência que chegam ao estado em situação de vulnerabilidade e são acolhidas nos postos de triagens. O trabalho conta com a parceria Unicef e a AVSI-Brasil.

“Nós atuamos em duas frentes: promovendo a capacitação para 60 profissionais que atuam nos abrigos (postos de triagens) de Pacaraima e da Capital. As oficinas promovem a equidade no acolhimento para que essas crianças e adolescentes com deficiência possam se sentir acolhidas, respeitando a cultura, a condição socio-emocional, desenvolvendo autoconfiança e autonomia das crianças no contexto de uma vida nova, em um outro país”, afirmou o pedagogo.

O Prêmio
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima