Procuradora-Geral de Justiça lança pedra fundamental da nova sede do MPRR, em Boa Vista
Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa fez o lançamento da pedra fundamental da nova sede do Ministério Público de Roraima, em Boa Vista. A área está localizada no centro, na antiga sede da Secretaria de segurança, na avenida Ene Garcez, próximo ao Portal do Milenium.
A solenidade de cessão do termo de posse do terreno, que pertencia ao Governo estadual, contou com as presenças do Governador do Estado, Antônio Denarium, secretários de Estado, Membros e servidores do MPRR.
Na ocasião, para marcar a data, a Procuradora-Geral e o Governador enterraram uma urna no local, contendo objetos simbólicos, como o termo de posse da PGJ, fotos antigas e recentes do local, e um jornal periódico desta segunda-feira para registrar o momento histórico.
Em seu discurso, o Governador de Roraima parabenizou o Ministério Público do Estado pelos 28 anos de instalação e enalteceu o trabalho prestado pela Instituição. “O local agora ganha um novo proprietário que vai construir uma sede moderna, preservando a arquitetura atual e dando mais estrutura para que os Procuradores e Promotores possam desempenhar ainda melhor o atendimento à população. Parabenizo a doutora Janaína Carneiro pelo excelente trabalho que vem fazendo à frente do Ministério Público, onde tem trabalhado pelo zelo e aplicação correta dos recursos públicos e fazendo com que Roraima possa trilhar como um estado justo e todos possam ser tratados com igualdade”, destacou o Governador.
O Procurador de Justiça Alessandro Tramujas Assad, presidente da Amper (Associação do Ministério Público do Estado de Roraima), parabenizou a PGJ e equipe pelo trabalho de viabilizar esse momento especial e que vai beneficiar o cidadão. “Com certeza favorecerá muito a nossa sociedade, um local de fácil acesso e o Ministério Público estará sempre de portas abertas à população”, disse o Procurador.
Para a Procuradora-Geral, existe a necessidade de um melhor espaço para comportar os Membros e servidores do Ministério Público, atendendo melhor à população. Hoje a Instituição conta com duas sedes próprias, um prédio anexo alugado e três salas no Fórum Criminal, o que gera custos e não soluciona o problema para a falta de um local mais adequado frente às atribuições e atuação do Órgão Ministerial.
A área cedida pelo Governo abrange o antigo prédio que já foi sede do 6º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército e Secretaria estadual de Segurança Pública. De acordo com a Procuradora-Geral, mesmo não sendo tombado como patrimônio histórico, a ideia do projeto arquitetônico da nova sede do MPRR é valorizar esse legado da história de Roraima. “Adianto que vamos preservar grande parte desse edifício histórico, pretendemos preservar toda a fachada, os ladrilhos que estão na entrada. É parte da nossa história do Estado de Roraima e o Ministério Público, como defensor da tutela do patrimônio público, histórico e cultural, cumprirá seu papel nessa preservação. Almejamos um prédio que alie o antigo histórico com o novo, já avançando para o futuro, para as novas gerações que ocuparão esse espaço. O local será o marco de um órgão que já é extremamente atuante, independente e agora contará com um melhor acesso para a população”, destacou Janaína Carneiro Costa.