Procuradora-Geral participa de evento nacional em alusão ao Dia da Mulher
A Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, participou como convidada nesta terça-feira, 7 de março, do evento “Mulheres no Sistema de Justiça brasileiro”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O encontro, realizado em Brasília (DF), é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e reuniu as lideranças femininas do Ministério Público brasileiro.
Janaína Carneiro destacou que Roraima é um estado jovem que foi criado após a constituição de 1988 e, talvez em razão disso, haja um espaço mais democrático para trabalhar essa política de gênero, mas que ainda há muito o que avançar.
“No ano passado eu tive que ajuizar uma Ação Direta Inconstitucionalidade contra uma Lei Estadual da polícia militar, do corpo de bombeiros militar, que previa que no concurso público apenas 15% das mulheres pudessem ser aprovadas. Houve uma decisão liminar favorável, entendendo que aquele artigo era inconstitucional e que deveria haver equidade. Eu não esqueço da fala de uma candidata que disse: ‘Eu, desde pequena, sonho em ser policial militar, porque sou mulher eu não poderia ser policial militar?’. Fica a reflexão para todos nós, que podemos ser o que sonhamos, independente do gênero”, destacou a PGJ.
O evento foi conduzido pelo Conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP e contou com a presença do Conselheiro Daniel Costa, da presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, da presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e de Procuradoras e Promotoras de Justiça do MP brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima