Projeto do MPRR avança para segunda fase do “Prêmio CNMP 2020”
A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou na última sexta-feira, 21 de agosto, a lista de projetos selecionados para a segunda fase do “Prêmio CNMP|2020”, dentre 1300 trabalhos inscritos no concurso.
Os projetos concorrem em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.
O Ministério Público de Roraima concorre na categoria Redução da Criminalidade com o projeto “Migração: Atuação do MPRR no enfrentamento da violência e promoção social de venezuelanos”, que tem o objetivo de atuar na prevenção e repressão da criminalidade organizada, tráfico de drogas e crimes de fronteira na divisa entre Roraima e a Venezuela.
Segundo o Procurador de Justiça e coordenador do Gaemi-DH, Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos, Edson Damas, o Ministério Público fez uma articulação que contou com a atuação de outras Instituições, como a polícia federal, polícia civil, polícia militar, exército, prefeitura de Pacaraima, câmara municipal e polícia rodoviária federal para melhorar a segurança pública em Pacaraima, o que gerou impacto positivo imediato na área de fronteira. “É uma grande vitória estar entre os finalistas, a Instituição se sente honrada e já premiada pelo reconhecimento do trabalho. O município hoje tem a segurança reforçada, desbloqueamos a BR 174, em fevereiro, tem sido feitas reuniões periódicas de avaliação com o cumprimento de tarefas por cada Instituição envolvida, ou seja, é um projeto que apresentou resultados significativos com relação aos índices de criminalidade”, destacou Edson Damas.
Ao todo foram inscritos no concurso este ano 1300 projetos, sendo selecionados nesta segunda fase 45 projetos com cinco iniciativas em cada uma das nove categorias do certame. Agora, a Comissão Julgadora receberá a lista final com todas as informações dos projetos, e os julgadores definirão os três finalistas de cada categoria.
O Prêmio CNMP
O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.