PROTESTOS EM PARACAIMA: MPRR e Exército convocam reunião conjunta para tratar de segurança na região
O Ministério Público do Estado de Roraima e o Comando do Exército irão se reunir na tarde desta terça-feira, 11, na sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Pacaraima, com representantes de diversos órgãos de segurança do Estado e do Município de Pacaraima para tratar de temas que motivaram as manifestações violentas na cidade fronteiriça na última sexta-feira.
A reunião será conduzida pelo procurador de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Minorais e Direitos Humanos do MPRR, Edson Damas da Silveira, designado pela Procuradoria-Geral de Justiça para intermediar os conflitos e auxiliar o promotor de Justiça substituo da Comarca de Pacaraima, Valcio Luiz Ferri, e pelo General do Exército, Antônio de Manoel Barros, responsável pela Coordenação Operacional da Força-Tarefa Humanitária da Operação Acolhida em Roraima.
Conforme o coordenador do GAEMI-DH, Edson Damas, a preocupação do Ministério Público é com a segurança da população de Pacaraima, independentemente de sua nacionalidade. “As manifestações populares encontram respaldo legal na constituição brasileira, entretanto, elas devem ocorrer de forma pacífica o que não está ocorrendo no município, então nós vamos nos reunir com as autoridades competentes e alertar a população local acerca das consequências judiciais de qualquer forma de violência, descriminação e cerceamento do direito de ir e vir de todos”, pontua.
Foram convidados a participar da reunião o secretário de segurança pública do Estado de Roraima, coronel Olivan Pereira de Melo Júnior; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Roraima, Hebert de Amorin Cardoso; o comandante da Primeira Companhia de Policiamento de Pacaraima, capitão Igor Maicon; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Elias Pereira de Santana; o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato dos Santos e a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Dila da Silva dos Santos.
A fronteira encontra-se fechada na manhã desta terça-feira. Diversos veículos e caminhões de carga encontram-se parados ao longo da BR 174. Manifestantes tentam evitar a entrada de venezuelanos na cidade de Pacaraima.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR
Colaboração: Cláudia Cavalcante